Projetos da construção do cais do porto e da contenção marítima de Mucuri são apresentados ao Consórcio CONSTRUIR

143

Mucuri – O prefeito Roberto Carlos Figueredo Costa “Robertinho” (UB), que já havia autorizado desde o início do mês de maio os serviços de vistoria para emissão do licenciamento ambiental que vai tirar, definitivamente, a cidade de Mucuri da informalidade na indústria pesqueira e salvar a zona urbana da cidade na região da orla, deu também por concluído os projetos que vão permitir as obras de execuções do Caís do Porto e da Contensão Marítima da orla da cidade.

O órgão parceiro nos projetos junto com a Prefeitura Municipal de Mucuri é o Consórcio CONSTRUIR – Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia. Tanto que na tarde desta quinta-feira, 19 de maio, os projetos foram apresentados a diretoria e ao corpo de engenheiros do Consórcio CONSTRUIR na sua sede em Teixeira de Freitas, pelo secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos e pelo secretário Municipal de Meio Ambiente de Mucuri, o jornalista e gestor ambiental Ronildo Brito, cujos projetos físicos definem a metodologia da construção do Cais do Porto Pesqueiro e das obras de contenção da erosão costeira, que compreendem toda a extensão da orla marítima da cidade de Mucuri.

Antes desta apresentação dos projetos ao Consórcio CONSTRUIR, no último dia 12 de maio, o prefeito Robertinho já tinha autorizado o início do processo de licenciamento ambiental, quando equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Obras, receberam do Consórcio CONSTRUIR, a visita do engenheiro de minas César Augusto Spillere e o engenheiro florestal Sebastião Osório dos Santos, quando visitaram e analisaram todo perímetro previsto para receber as intervenções. Já nesta quinta-feira (19), aconteceu a apresentação e disponibilização dos projetos físicos, que passam a ser analisados e discutidos com outros órgãos, a exemplo do INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos no Estado da Bahia, SPU – Secretaria de Patrimônio da União e IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Os volumes dos projetos desenvolvidos pela empresa Engéo Soluções Integradas em Meio Ambiente, com sede em Vitória-ES., que ao longo dos últimos anos desenvolveu um estudo detalhado, com participação de uma equipe técnica multidisciplinar, foram entregues pelos secretários municipais Victor Augusto e Ronildo Brito ao presidente do Consórcio CONSTRUIR e atual prefeito de Vereda, Manrick Gregório Prates Teixeira (PP). “O meu colega Robertinho está muito à frente dos demais gestores da região, quando falamos em valorização da comunidade pesqueira e obra de contenção da erosão marítima. Este projeto que hora estou tenho acesso, vai servir de modelo para outros municípios da região que passam pelo mesmo problema, que é o avanço do mar”, disse o presidente Manrick Teixeira.

O engenheiro de minas César Augusto Spillere, o secretário de Meio Ambiente de Mucuri Ronido Brito, o prefeito Manrick Teixeira e presidente do Consórcio CONSTRUIR, o secretário de obras de Mucuri Victor Augusto e a Alessandra Costa, diretora executiva do Consórcio Construir.

E acrescento: “Hoje não adianta os gestores buscarem recursos apenas na boa intenção, antes é preciso ter projetos bem feitos e fundamentados. Agora é adiantar o processo de licenciamento e o CONSTRUIR vai apoiar o prefeito Robertinho para que ele consiga os recursos necessários, para a viabilização da execução das obras, que vão transformar toda orla marítima de Mucuri”, concluiu Manrick.

Já na manhã desta sexta-feira (20/05), o secretário de obras Victor Augusto e o secretário de meio ambiente Ronildo Brito disponibilizaram aos técnicos do CONSTRUIR uma versão sintetizada das planilhas e organogramas, mais apresentável e inclusão de gráficos, para posterior entrega dos projetos do Caís do Porto e da Erosão Costeira aos governos Estadual e Federal.

“Este projeto hora em discussão, por toda sua complexidade e firmeza técnica, coloca Mucuri na dianteira. Ao que cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), já estamos trabalhando muito para fazermos os entendimentos corretos que culminarão no licenciamento ambiental. Todo o mérito, segue para a gestão do nosso prefeito Robertinho”, disse Ronildo Brito, titular da pasta ambiental. Por Ascom da PMM