Projeto vai realizar mais de 4 mil procedimentos de saúde em Caravelas e distritos

146
Caravelas – Os moradores de Barcelona e Ferraznópolis foram os primeiros caravelenses atendidos no Projeto Nosso Povo, Nossa Gente, que ainda vai passar por todos os distritos e sede do município.

Ao todo, estão sendo oferecidas 2000 consultas oftalmológicas, com a disponibilidade de até 400 óculos, para diagnosticar e cuidar da visão dos alunos com mais dificuldade em aprender, muitos deles, com histórico de problemas em enxergar bem, agravado pela longa exposição às telas de tv e celular, sobretudo, durante o período da pandemia.
O projeto ainda inclui atendimento com nutricionista, psicólogo, psiquiatra, clínico geral, pediatra e a realização de testes rápidos.
A Secretaria da Educação, Jocivânia Caetano, explicou que “o objetivo é cuidar da visão dos mais de 4500 estudantes da rede pública de ensino, numa parceria entre as secretarias da saúde e educação de Caravelas, com triagem realizada pelas próprias escolas”, explicou.
De acordo com a Secretária da Saúde de Caravelas, Marina Ramalho, “a proposta é oferecer cuidados mais humanizados, mais próximos da população e com maior democratização de acesso a serviços especializados de saúde”, realçou.
A dona de casa, Girlene Silva, ficou impressionada com a oferta do serviço na rede pública de saúde. “Esse tipo de atendimento a gente só encontra no particular – na rede particular de saúde – e quando isso é gratuito e, ainda disponível bem pertinho d’agente, o que mais podemos dizer, senão agradecer?”, perguntou.
Outra dona de casa, Luzia Almeida, também ficou muito satisfeita com a disponibilidade dos serviços de saúde bem pertinho de casa. “Se me contassem eu nem acreditava que tinha esse tipo de atendimento pelo SUS (S.istema Único de Saúde), com fácil acesso e tão pertinho de casa”, parabenizou.

Para o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, “esse projeto é mais uma ação de sensibilidade e cuidado, através da parceria entre várias secretarias municipais, para facilitar o acesso de todos os caravelenses, à serviços públicos de saúde, sem que eles precisem ir longe de suas casas”, destacou. Fonte: Assessoria de Comunicação / Diógenes Marques Cunha (DRT 05668/BA).