Promovido pela Suzano, programa tem o objetivo de investir no desenvolvimento profissional de mulheres e pessoas com deficiência
O Programa SOMAR, uma iniciativa da Suzano em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou na última segunda-feira, dia 05 de maio, a aula inaugural da turma de Auxiliar de Manutenção, no Senai de Teixeira de Freitas (BA). O programa tem o objetivo de capacitar e investir no desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência (PCD) e mulheres.
Um dos alunos participantes é João Henrique Santos Lopes, de 22 anos. Ele afirma que o programa é uma grande oportunidade para se inserir no mercado de trabalho. “Além da certificação técnica, o curso vai auxiliar no meu desenvolvimento pessoal e das minhas habilidades. Então, estou abraçando essa oportunidade com todas as minhas forças, porque sabemos que esse é um programa porta de entrada da Suzano”, ressalta.
O curso terá duração de dois meses e os alunos foram selecionados por meio de processo seletivo, que contou com etapa de entrega de documentos e entrevistas pessoais. Todos os participantes recebem Bolsa Auxílio no valor de R$ 500 e material didático.
De acordo com o gerente de Recursos Humanos da Suzano em Mucuri, Thiago Tavares, ao final do curso, os participantes podem ingressar no time da Suzano, se houver disponibilidade de vagas. “Vale destacar que o programa SOMAR tem foco em formar pessoas com conhecimentos atrelados à nossa cultura, deixando-as preparadas para futuras posições, no quadro de aprendizes ou outras posições conforme oportunidade”, ressalta Thiago, acrescentando que o Certificado de Conclusão será emitido apenas para os participantes que alcançarem no mínimo 75% de presença e 70% de rendimento.
O SOMAR é oferecido em todas as unidades da Suzano no Brasil e busca promover a diversidade, equidade e inclusão. Para João Henrique, programas voltados ao público PCD são essenciais. “É uma oportunidade que precisamos ter em todas as empresas. Deixo uma mensagem de coragem aos meus colegas PCD’s para que nunca se prendam a ideia de imitação, porque a deficiência não significa que não podemos desenvolver um bom trabalho, o que conta é o nosso esforço para agarrar as oportunidades”, completa João Henrique.
Caso de sucesso
O assistente de Facilities na Suzano em Mucuri, Alesson Gil da Silva, de 27 anos, é um dos casos de sucesso, dentre muitos, do Programa SOMAR. Ele participou do projeto em 2023 após conhecer a iniciativa pelas redes sociais. Hoje, o profissional, que é portador de deficiência visual monocular, ressalta que não tem limitações e comemora um ano de efetivado na fábrica de Mucuri.
“Fiz o curso de Auxiliar de Produção de Celulose, que teve duração de três meses, onde tivemos contato com profissionais que atuam na Suzano e a oportunidade de conhecer a fábrica. Cerca de quatro meses após a conclusão do curso, eu recebi o convite da Suzano para participar do processo seletivo, fui aprovado e efetivado no time de Facilities. A mensagem que eu deixo para os novos ingressantes do programa, é que não desistam, com dedicação a oportunidade vai chegar. A Suzano tem esse papel social de incluir nós, PCD’s, no mercado de trabalho, o que é muito importante para a ascensão econômica dessa parcela da sociedade, e para a equidade de oportunidades na comunidade onde ela está inserida”, afirma Alesson. Por Edson Sodré / Jornalista / Assessor de Comunicação da P6 Comunicação