Programa ReDes divulga os projetos apoiados no Território Extremo Sul da Bahia (BA)

309

Iniciativa é uma parceria entre Instituto Votorantim e BNDES e tem como objetivo apoiar projetos de geração de trabalho e renda por meio da articulação de cadeias produtivas e qualificação profissional
Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável de municípios brasileiros e a geração de renda para população de baixa renda, a partir do fomento de cadeias produtivas locais, o Programa ReDes apresenta os sete projetos selecionados para o Território Extremo Sul da Bahia (BA) – municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa –, que receberão investimento de R$ 6,39 milhões, ao longo de três anos, para beneficiar 360 pessoas.
“Desde o início, focamos no apoio a projetos de longo prazo que aproveitassem oportunidades de desenvolvimento econômico local para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sabemos que a geração de trabalho e renda será potencializada com realização de boas parcerias e estamos trabalhando para que essas parcerias se perenizem e se multipliquem, impulsionando desenvolvimento local”, explica Rafael Gioielli, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Votorantim.
A parceria entre o Instituto Votorantim e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foi firmada em 2010 e tem prazo de realização previsto para cinco anos. A primeira fase do programa, que ocorreu no ano passado, realizou o diagnóstico socioeconômico dos 25 municípios participantes. Com base neste levantamento, que identificou as potencialidades produtivas locais, foram definidas cinco linhas de ação para o programa: Abastecimento Alimentar, Comércio e Serviços, Economia Criativa, Reciclagem e Turismo. Estas linhas visam unificar estratégias e buscar resultados mais assertivos e alinhados ao objetivo do programa.

Seleção dos projetos
Na segunda fase do programa, as propostas apresentadas passaram pela análise dos conselhos comunitários locais, Instituto Votorantim, BNDES, além de uma equipe de avaliadores externos, e tiverem sua viabilidade social e financeira verificadas. Foram levados em consideração os aspectos legais e formais, a capacidade gerencial da organização, a avaliação de mercado e processos, a clareza do projeto, aspectos orçamentários e a capacidade de fomentar o desenvolvimento regional.
Foram selecionados, ao todo, 45 projetos, nos quais serão aplicados R$ 33 milhões no total.
“Entramos agora na terceira fase do ReDes, que consistirá no aporte dos recursos e no apoio técnico de consultorias especializadas em gestão de negócios para colocar em prática as atividades propostas pelos projetos e viabilizar os resultados esperados. Queremos gerar trabalho e renda para todo o público beneficiado, cerca 4.100 pessoas, contribuindo assim para a conquista da autonomia nos negócios empreendidos”, complementa Gioielli.
Para alcançar tal conquista, será fundamental obter os licenciamentos necessários, planejar o escoamento da produção e a comercialização dos produtos e, por fim, estruturar a governança corporativa de cada estabelecimento.

Conselhos Comunitários locais
Nessa fase, também serão fortalecidas as instâncias participativas (conselhos comunitários) de cada município, criadas com o intuito de dar legitimidade, potencializar e favorecer o processo de crescimento socioeconômico das regiões. A partir dessa articulação, será possível construir uma visão de futuro, tendo em vista os planos de ação com visão de longo prazo e o engajamento das comunidades apoiadas pelo ReDes.

Projetos Território Extremo Sul da Bahia (BA)
Alcobaça
Projeto: “Águas que brotam em novo destino”
Organização executora: Associação dos Pequenos Agricultores Rurais de Novo Destino
Linha de Ação: Abastecimento Alimentar

Objetivo: Implantação de um sistema de irrigação para aumento da produtividade agrícola, que prevê a construção de uma unidade de pré-beneficiamento para seleção, higienização e embalagem dos produtos (legumes, hortaliças, frutas, ovos e aipim). Os beneficiados serão os trabalhadores rurais de baixa renda e os potenciais compradores são hotéis, restaurantes, prefeituras de municípios vizinhos, cozinhas industriais e moradores de Novo Destino e região.

Projeto: “Desenvolvimento, força e união”
Organização executora: Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Ribeirão
Linha de Ação: Abastecimento Alimentar
Objetivo: Implantação de um sistema de irrigação para aumento da produtividade agrícola, a partir de uma unidade de pré-beneficiamento para seleção, higienização e embalagem dos produtos e transformação da parte área da mandioca em ração para gado. Os beneficiados serão os trabalhadores rurais de baixa renda, que almejam a recomposição da Mata Nativa, e os potenciais compradores são hotéis, restaurantes, prefeituras de municípios vizinhos e cozinhas industriais. O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) será responsável pelo treinamento dos integrantes da Associação dos Produtores Rurais da C. Ribeirão.

Projeto: “Mandioca: Produção e Comercialização de Farinha”
Organização executora: Associação dos Pequenos Produtores do Projeto Constelação
Linha de Ação: Abastecimento Alimentar
Objetivo: Potencializar a cadeia de produção de farinha de mandioca por meio da construção de uma unidade de empacotamento com capacidade produtiva de 1t de farinha/dia no 1º ano, chegando a 2,5t no auge de sua produção. A comercialização será feita em redes de supermercados e em programas de compras públicas. A gestão será de responsabilidade da Associação e serão beneficiados agricultores de baixa renda das comunidades de Pouso Alegre, Novo Destino, Itaitinga e Constelação.

Projeto: “Novos Rumos para Novos Tempos”
Organização executora: Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Taquarí
Linha de Ação: Abastecimento Alimentar
Objetivo: Implantação de um sistema de irrigação para aumento da produtividade agrícola, a partir de uma unidade de pré-beneficiamento para seleção, higienização e fracionamento dos produtos (feijão, mandioca, frutas, legumes), cujo projeto técnico e treinamento dos associados serão de responsabilidade do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Serão beneficiados trabalhadores rurais de baixa renda que já trabalham com técnicas de manejo agroecológico e os potenciais compradores são a prefeitura de Alcobaça, feiras, supermercados, mercearias do município e de vizinhos, cozinhas industriais e setor hoteleiro.

Caravelas
Projeto: “Da Roça à Mesa”
Organização executora: Associação de Apicultores e Produtores Rurais
Linha de Ação: Abastecimento Alimentar
Objetivo: Implantação de um sistema de irrigação para aumento da produtividade agrícola com a construção de uma unidade de pré-beneficiamento para seleção, higienização e embalagem dos produtos (legumes, feijão, hortaliças, mandioca). O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) será responsável pelo treinamento dos associados. Os beneficiados serão trabalhadores rurais de baixa renda e os potenciais consumidores são hotéis, restaurantes, prefeitura de Caravelas e de municípios vizinhos e cozinhas industriais.

Projeto: “Voltar a Crescer”
Organização executora: Associação Pequenos Produtores Rurais Volta Miúda e Espora Gato
Linha de Ação: Abastecimento Alimentar
Objetivo: Implantação de um sistema de irrigação para aumento da produtividade agrícola, por meio de uma unidade de pré-beneficiamento para higienização e fracionamento dos produtos (feijão, mandioca, legumes, frutas, leite e ovos). Serão beneficiados os trabalhadores rurais de baixa renda e o leite produzido será direcionado para fábricas da Nestlé e P&L (outro laticínio da região). Os produtos agrícolas, ovos e frangos vão atender o mercado hoteleiro e o próprio município e região, além de cozinhas industriais e programas de compras públicas.

Nova Viçosa
Projeto: “Fortalecimento da Cadeia Produtiva Agrícola”
Organização executora: Associação Quilombola de Rio do Sul
Linha de Ação: Abastecimento Alimentar
Objetivo: Aumentar a produtividade de pequenos agricultores por meio da perfuração de um poço para a implantação de um sistema de irrigação. Também será construída uma unidade de pré-beneficiamento para seleção, higienização e fracionamento dos produtos (legumes, amendoim, feijão, mandioca, entre outros) com projeto técnico e treinamento de associados a ser realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Os beneficiados serão trabalhadores rurais de baixa renda, de comunidade quilombola, e os potenciais compradores são prefeitura, supermercados, cozinhas industriais e hotéis.

ReDes para o desenvolvimento
Os 25 municípios brasileiros participantes do Programa ReDes estão agrupados em 10 territórios e situados nos seguintes Estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Tocantins e Sergipe.
O Programa compreende uma série de etapas – do diagnóstico socioeconômico ao financiamento de projetos que visem a geração de trabalho e renda -, valorizando sempre o trabalho em rede, com a articulação do capital social e produtivo local.
Em 2011, o ReDes focou na realização de diagnósticos locais, para entender a dinâmica socioeconômica dos municípios e obter conhecimento sobre a realidade e as necessidades dessas comunidades. Também fez parte desse processo, a mobilização de agentes locais para consolidação dos conselhos comunitários (instâncias participativas formadas por representantes do poder público, empresariado local e sociedade civil), que são responsáveis pelo acompanhamento das ações previstas no Programa.

Confira os passos do programa ao longo dos cinco anos:
1. Análise de dados locais, entrevistas com a comunidade e produção de diagnóstico socioeconômico.
2. Avaliação das potencialidades produtivas dos municípios.
3. Formação de instância participativa ou apoio a conselho comunitário local – com representação dos setores público, privado e sociedade civil.
4. Desenvolvimento de projetos conforme potenciais produtivos identificados.
5. Seleção de projetos que visem a geração de trabalho e renda.
6. Implantação, monitoramento e avaliação dos projetos selecionados.
Para saber mais sobre o programa, acesse: www.programaredes.org.br

Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. Sua criação veio fortalecer sinergias entre as empresas, além de identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade.
O Grupo está presente em mais de 300 municípios em todo o Brasil e o Instituto Votorantim desenvolve um trabalho focado no desenvolvimento local sustentável das comunidades com as quais a empresa se relaciona.
O Instituto Votorantim acredita, também, que o jovem é a principal força transformadora da sociedade e, por este motivo, concentra seus esforços em programas voltados para a juventude nos campos de educação, trabalho, cultura, esporte, e preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis. Saiba mais em:
www.institutovotorantim.org.br. Com informações da assessoria de comunicação da Fibria.