Mucuri – A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca e Associação Comunitária dos Produtores Rurais iniciou um novo ciclo do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA em parceria com o Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, administrado pela CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.
O PAA tem a finalidade de promover o acesso das pessoas em situação de vulnerabilidade social à alimentação com uma complementação adequada, e ao mesmo tempo contemplar os agricultores familiares através da compra de seus produtos. Pelo programa, são feitas entregas semanais de kits contendo alimentos frescos (frutas, verduras e legumes) adquiridos naquela semana com os produtores rurais do município aos beneficiários do CRAS.
O programa está em execução desde 2021, contemplando uma média de 681 famílias que possuem CadÚnico. Somente no último ano, entre maio e dezembro, 432 famílias foram beneficiadas em Mucuri/Sede com as cestas de alimentos.
As famílias contempladas pelo programa são selecionadas pelos técnicos de referência do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e são destinados a indivíduos e famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. Caso possua o CadÚnico, o morador ainda pode requerer junto ao CRAS uma análise familiar para verificar se a família preenche os pré-requisitos para receber as cestas de alimentação.De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Lucivanda Rios Augusto a expectativa é que em breve as famílias atendidas pelo CRAS do distrito de Itabatã também sejam beneficiadas com as entregas das cestas. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.