Final – O Procon atua em todas as capitais do Brasil e é estabelecido em determinado lugar de acordo com decretos de ordem estadual.
Apesar da presença do Procon em todas as capitais, o órgão não atua em todas as cidades do país.
Números do Procon
Só o Procon de São Paulo recebe mais de 200 mil reclamações ao ano, entre elas, 42% são por algum tipo de problema que compromete a qualidade dos produtos.
Os atrasos de entrega e o descumprimento dos contratos também são responsáveis por números altos e até a publicidade enganosa encontra o seu espaço nas queixas, recebendo uma média de 1.267 reclamações ao ano.
O setor bancário está em primeiro lugar nas reclamações, seguido pela telefonia móvel e pela telefonia fixa que fica em terceiro lugar.
Segundo o Procon, 85% dos casos conseguem ser resolvidos no primeiro atendimento e o problema na maior parte das vezes está nos setores de relacionamento e pós-venda falhos que as empresas oferecem.
Dentre as empresas que mais resolvem os problemas no órgão, a Sabesp é a líder com 95% das suas reclamações atendidas e resolvidas pela empresa.
O direito do consumidor
Muitos consumidores deixam os seus problemas de lado, pois não imaginam a força do código que os defende.
O consumidor deve estar ciente dos seus direitos sempre e em qualquer tipo de dúvida, procurar o Procon mais próximo e cobrar os seus direitos garantidos pela Lei. Colaboração do escritório PAF Advocacia.