Prevenção e alimentação saudável reduzem riscos de problemas odontológicos na terceira idade

676

Os cuidados odontológicos são maiores na terceira idade. É preciso conhecer a fundo o histórico médico do paciente para evitar erros no diagnóstico de problemas bucais
Durante a terceira idade, os cuidados odontológicos devem ser redobrados. A perda dentária é uma preocupação importante, pois se não tratada, leva a uma piora nos hábitos alimentares e impacta emocionalmente os idosos. As doenças periodontais: doenças das gengivas e de outras estruturas que sustentam os dentes na boca, e são extremamente frequentes nos idosos.
Neste período da vida, acontece também uma importante redução da salivação que favorece muito o aparecimento das cáries. Tumores benignos e malignos podem aparecer, principalmente em caso de fumantes ou em pessoas que tenham predisposição genética. Em todos esses casos, um diagnóstico precoce pode melhorar muito a saúde e o conforto do idoso.
“A prevenção ou tratamento precoce de doenças odontológicas são essenciais para evitar o sofrimento do idoso”, explica Dra. Chantal Tambara, periodontista da Clínica Venticinque Odontologia, “por isso, é fundamental a visita ao dentista por, no mínimo, duas vezes ao ano, assim é possível evitar que problemas se agravem e garantir um tratamento muito mais tranquilo”. Continua.