Prevenção e alimentação saudável reduzem riscos de problemas odontológicos na terceira idade

596

Final – Os cuidados odontológicos variam de acordo com as condições físicas do idoso. O acompanhamento deve ser mais frequente, e o dentista deve saber lidar com os riscos e as necessidades de pacientes em tratamento médico para doenças do corpo, tais como diabetes, arritmias, insuficiências cardíacas, doenças renais, câncer etc. Cada doença tem sua particularidade e pode influenciar no tratamento odontológico de forma diferente.
Uma dieta adequada e a boa escovação diária podem ser aliadas. A má alimentação, com alta frequência de alimentos doces e grudentos, favorece o aparecimento de cáries. “É pior comer uma balinha ou bolacha de hora em hora do que ingerir uma quantidade enorme de doce no final de semana”, alerta a dra. Chantal. Alimentos como bolachas recheadas e uvas passas são altamente cariogênicos. A sugestão é deixar para comer doce após as refeições, quando os dentes serão escovados em seguida.
A escovação na terceira idade também deve ser observada com cuidado e ter a indicação de um dentista, pois, geralmente, o idoso tem dificuldades motoras. Segundo a dentista, ele deve ter um lugar confortável e iluminado para escovar seus dentes, com um espelho próximo da boca. “Se necessário, deve sentar-se”.