Prefeitura instala saneamento para asfaltar a av. Estados Unidos

569

Teixeira de Freitas – O bairro Ulisses Guimarães foi escolhido como ponto inicial do primeiro ciclo de asfaltamento de Teixeira de Freitas da atual gestão, iniciando os trabalhos há cerca de um mês na av. Estados Unidos, que será inteiramente recoberta por asfalto. Para garantir a durabilidade da obra, a Prefeitura está fazendo todo o trabalho preliminar para a pavimentação asfáltica, desde o nivelamento à drenagem na via. Por toda a cidade as obras já aparecem, evidenciando a representatividade atual do município, que conquista recursos nas esferas estadual e federal, além de utilizar recursos próprios em obras complementares.

Esgoto da avenida Estados Unidos no bairro Ulisses Guimarães.
Esgoto da avenida Estados Unidos no bairro Ulisses Guimarães.

A avenida conta com mais de 1.300 metros de comprimento e 9 metros de largura, a obra beneficiará, além do Ulisses Guimarães, a comunidade do bairro Jardim Liberdade. O processo para o asfaltamento é basicamente nivelar, fazer a base, compactar a via, impermeabilizar e colocar o asfalto. Na av. Estados Unidos o processo é um pouco maior, pelas características da ladeira, que está passando pelo processo de drenagem.

Enquanto em um trecho da ladeira está acontecendo a abertura das valas e instalação das manilhas para o sistema de drenagem pluvial, em outro ponto as máquinas já estão encaminhando a preparação para a impermeabilização e compactação. “Nós esperávamos há muito tempo, e estamos animados, porque agora fomos atendidos”, comentou a dona de casa Jeovita Ferreira da Silva, 51 anos, que mora no Ulisses Guimarães há cerca de 20 anos e que está vendo o trabalho da Prefeitura para a realização de um sonho antigo.

Implantação da rede de esgoto na avenida Estados Unidos, bairro Ulisses.
Implantação da rede de esgoto na avenida Estados Unidos, bairro Ulisses.

A drenagem está sendo feita para desvio da água da chuva para o vale, para isso serão instaladas caixas para receber o volume pluvial das ruas transversais à ladeira. Depois de concluída esta etapa, o asfalto será colocado integralmente em toda a ladeira. A dona de casa Josiane Rodrigues, 22 anos, explicou que é “importante fazer bem feito” e garantiu que está satisfeita com o trabalho realizado pela Prefeitura, “vai ser muito bom para todos nós”. Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teixeira de Freitas​.