Prefeitura do Prado lança projeto de revitalização do camelódromo da cidade

323

A Prefeitura do Prado lançou na tarde do dia 11 o projeto de revitalização do camelódromo da cidade. No espaço, localizado em frente ao Mercado Municipal Mário Seth, serão construídos boxes, uma praça com iluminação, banheiros e lanchonetes. Antes barracas antigas, despadronizadas, feitas de madeira e cobertas com lona eram usadas pelos trabalhadores. No local são comercializados confecções, calçados, bijuterias, artesanatos e vários outros produtos.

A obra – que é uma parceria entre a prefeitura e os comerciantes – já foi iniciada e possui pouco mais de1500 m². Está localizada entre as ruas Artur Fontes Mascarenhas, Clarício Cardoso e Olinto da Cunha Marcial. Nela, serão construídos três quiosques, destinados à alimentação, com 12m² cada, e 30 boxes com 14,5m². O projeto, assinado pelo engenheiro civil José Aires Filho e desenhado pela projetista Denise Trindade Campos, foi mostrado aos presentes durante o lançamento.

Outro aspecto importante da obra se refere à Segurança Pública. Isso porque a área comercial durante a noite era utilizada para o consumo de drogas e prática de crimes. Com a implantação do camelódromo, o ambiente se torna organizado, iluminado e seguro.

Durante a solenidade, o prefeito Jonga Amaral conversou com os comerciantes, ouviu sugestões de pequenas modificações para melhorar o projeto e adequá-lo às necessidades dos pequenos empresários.

Segundo Aderaldo Silva da Costa, 33, presidente da Associação dos Camelôs do Mercado Municipal de Prado, a iniciativa do prefeito foi brilhante, haja vista, que este era o sonho de todos os 30 associados: “Desde a criação da Associação, há mais de 7 anos, que nós estamos lutando para mudar a cara disso aqui. Graças a Deus, Jonga atendeu ao nosso pedido”, destaca. O presidente ressalta ainda que a obra dará um novo aspecto ao local. “Temos certeza que até as vendas vão melhorar, porque com aquela desorganização que estava aqui, o turista ficava com receio de vir, com a obra, essa realidade vai mudar e vamos vender mais”, disse.

Segundo o prefeito Jonga Amaral, “essa intervenção é mais uma obra que atende aos anseios do povo. Se você perguntar a eles sobre as barracas que funcionavam aqui até agora, eles vão responder que eram horríveis, vamos mudar este cenário da água para o vinho, Deus nos permitiu isso, vamos revitalizar porque nossos camelôs precisam de um ambiente arejado, limpo e organizado e os clientes também”. O prefeito Jonga lembrou também que há muitos anos a Associação vem pleiteando o espaço e nenhum prefeito teve a coragem de ceder: “Estamos fazendo nossa parte e eles vão fazer a deles, isso vai propiciar um ganho extraordinário para essa região, no final todos saem ganhando”, conclui.

Para a realização da reforma, o município cedeu a área em regime de comodato individual a cada comerciante. A Prefeitura vai entrar com a infraestrutura e os boxes estão sendo levantados com recursos dos próprios comerciantes.

Além do prefeito Jonga, participaram do evento o vice-prefeito Irailton Gonçalves Souza, os secretários da Administração – Maria de Lourdes Santos da Silva, Obras – Luiz Ramos, Meio Ambiente – Patrícia Carvalho, Educação – Bruna Giorno e Assistência Social – Eliete Amaral, além dos comerciantes, populares e lideranças. Com informações de Anderson de Almeida da assessoria de comunicação da Prefeitura de Prado.