A Prefeitura de Nova Viçosa realizou Curso de cuidador de idosos com 800 inscritos

334

A prefeitura de Nova Viçosa, através da secretaria de saúde do município ofertou o curso livre de cuidador de idoso, em parceria com o núcleo regional sul de saúde, dividido em duas turmas – Nova Viçosa sede e o distrito de Posto da Mata -, a ação teve uma duração de quatro dias, e um envolvimento direto de 800 inscritos, sendo 500 só no distrito de Posto da Mata.
No curso, o participante aprendeu, por exemplo, como colocar ou retirar a pessoa acamada de uma cadeira ou da cama, dar banho, cuidados com higiene, alimentação e auxiliar na locomoção dentro ou fora de casa.
Para a assistente social e coordenadora de política para idosos do núcleo regional de saúde, Fátima Petrillo, com o curso a pessoa estará apta a cuidar dos próprios familiares quanto trabalhar para alguma família que tenha idoso em casa que necessite de auxílio. “A profissão de cuidador ainda não é regulamentada, mas é um mercado em expansão, porque a população está envelhecendo”, avalia.
Surpreendida com a grande adesão ao curso, Fátima elogiou a preocupação da gestão com essa temática ainda pouco trabalhada, “quero parabenizar o prefeito Manoelzinho, pois são raros os municípios que se atentam para essa demanda, parabenizar a equipe também, pois pelo número de inscritos podemos ver que a mobilização foi bem trabalhada”.
A secretária de saúde de Nova, Viçosa Josélia Prates, elogiou o sucesso do curso, reconhecendo que essa ação se fazia necessário, a secretária também destacou a excelente participação da comunidade e agradeceu o empenho de cada palestrante. “Através das parcerias celebradas a prefeitura conseguiu ofertar uma excelente capacitação com o melhor quadro de profissionais que se tem a disposição nas mais diversas áreas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionista e dentista, para que vocês possam aprender a lidar nos cuidados e atenção à terceira idade”, salientou Josélia Prates, que na oportunidade agradeceu a parceria com o núcleo regional de saúde representado na pessoa da senhora Fátima Petrillo, coordenadora de políticas para idosos da unidade. Por Ascom Nova Viçosa.