Prefeitura de Mucuri orienta população sobre emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

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Mucuri – A Prefeitura de Mucuri, por meio do Posto de Atendimento de Identificação do município, orienta os cidadãos sobre a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substitui o antigo RG (Registro Geral) e unifica o número de identificação em todo território nacional com base no CPF.

Os atendimentos são realizados apenas mediante o agendamento prévio, feito de forma gratuita através do WhatsApp (73) 99987-2085. Vale reforçar, portanto, que não há necessidade de comparecimento presencial sem agendamentos, para formar filas, pois cada horário é reservado individualmente no sistema. O objetivo do agendamento é organizar o fluxo de pessoas, evitar aglomerações e garantir mais conforto e eficiência no atendimento ao cidadão.

O Diretor de Depto de Indústria e Comércio, Rosthand Loures explica que o atendimento é feito na Rua Almenara, 111, centro de Mucuri, de segunda à sexta das 8h às 14h. “São 12 atendimentos diários e o horário é informado no ato do agendamento, mas é importante que o cidadão chegue com 30 minutos de antecedência do seu agendamento, para conferência da documentação”, pontuou.

Para a primeira emissão da Carteira de Identidade Nacional, o serviço é gratuito. Já para a 2ª via é cobrada uma taxa de R$ 50,70.

Documentos necessários para a emissão da Carteira de Identidade Nacional: certidão de nascimento, se solteiro, e certidão de casamento para casados, divorciados ou viúvos, além do CPF.

Atenção para a emissão da CIN a menores de 16 anos: É OBRIGATÓRIO que um dos pais ou representante legal acompanhe, apresentando seu documento de identificação ou CPF.

Para a emissão da CIN para crianças até 5 anos de idade, É OBRIGATÓRIO a apresentação de uma foto 3×4.

São documentos opcionais, que fica a critério do cidadão apresentar no atendimento da CIN: Certificado Militar, CNH, e comprovação para outras informações que serão unificadas, como comorbidade de saúde (apresentar laudo/relatório médico), disposição para doação de órgãos, grupo sanguíneo e fator RH, identidade funcional, carteira profissional, ordem de classe, inclusão do nome social, NIS, PIS, PASEP e título de eleitor.

A Administração Municipal reforça que a modernização do documento traz mais segurança, praticidade e integração entre órgãos públicos, além de facilitar o acesso dos cidadãos a serviços em todo país. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.

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