Prefeitura de Mucuri inova na saúde pública e oferece cirurgias minimamente invasivas por videolaparoscopia em Itabatã

137

Mucuri – A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde inova na assistência pública da medicina e começará a realizar partir deste sábado (24/07), no HSJ – Hospital José de Itabatã, cirurgias por videolaparoscopia para retirada de cálculo na vesícula, que são modernas cirurgias menos invasivas. A Laparoscopia ou Cirurgia Laparoscópica é uma via de acesso para cirurgias minimamente invasivas. A retirada dos cálculos por laparoscopia é feita através de pequenos orifícios no abdômen, permitindo uma recuperação fácil e rápida do paciente.
A Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri disponibilizará o serviço no Hospital São José aos pacientes que encontrarão o apoio de uma equipe multidisciplinar, formada por um corpo clínico composto por três profissionais altamente qualificados e inseridos na lista dos médicos mais recomendados desta tríplice mesorregião, como: o médico Lauro Oscar de Lima Júnior, especialista em cirurgia geral e coloproctologia; o médico Raphael dos Santos Matos, especialista em cirurgia geral, cabeça e pescoço; e o médico Manoel Pedro Rodrigues Soares Filho, especialista em anestesiologista.
O médico Raphael Matos informa que a missão da equipe todo sábado no Hospital São José de Itabatã, é a realização de cirurgias minimamente invasivas por videolaparoscopia. Explicando que a colecistectomia videolaparoscópica é uma cirurgia realizada com o objetivo de retirar o cálculo da vesícula ou remover a vesícula biliar. É uma técnica menos invasiva do que a aberta, possibilitando uma recuperação mais rápida para o paciente. “A recuperação pós-operatória é melhor para o paciente, menos dolorosa, possibilitando o seu retorno ao campo de trabalho em menor tempo”.
O secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, informou que o procedimento é inédito no município de Mucuri, serviço esse que somente é realizado no âmbito da rede privada e na região, apenas o município de Teixeira de Freitas realizava essa espécie de cirurgia. No Hospital São José de Itabatã, o município de Mucuri irá oferecer 10 cirurgias por final de semana para retirada de cálculo da vesícula. Sendo que essa mesma equipe médica, toda quarta-feira, faz atendimento de ambulatório no Centro de Especialidades em Itabatã.
“Graças ao comprometimento do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), o município também já está fazendo na unidade, histerectomia (retirada do útero), hernioplastias e hemorroida. Realiza ainda ooforectomia bilateral em pacientes submetidas a histerectomias em virtude de patologias benignas e, todas essas outras cirurgias estão sendo feitas nas quartas e quintas-feiras no Hospital São José”, destaca Jardim.

O secretário Municipal de Saúde Fernando Jardim, acrescenta ainda a informação, que o médico cirurgião e endoscopista Felipe Ferreira da Mota, que toda quinta-feira faz atendimento no Hospital São José, realiza toda 3ª sexta-feira do mês, a quantia de 20 procedimentos de endoscopia e 6 de colonoscopia ofertados pelo município de Mucuri através da Secretaria de Saúde. Fonte: Assessoria de Comunicação Social  da Prefeitura Municipal de Mucuri

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here