Prefeitura de Itanhém inicia campanha de vacinação contra a gripe com “DIA D”

241

A campanha segue até o dia 9 de maio

Itanhém – Teve início na terça-feira (22/4), em todo o Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, com o tema “Vacinação Contra a Gripe: Você Não Pode Faltar”. A mobilização por todo o território nacional teve início na semana que se passou, mas, devido ao atraso na entrega das vacinas por parte da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), para os municípios da 9º Diretoria Regional de Saúde Geral (Dires), a vacinação não pôde ser iniciada no dia (22/4) como veiculado na propaganda do Ministério da Saúde, e todos os municípios, inclusive Itanhém, deram início à campanha durante o “Dia D”, no sábado (26/4).

A campanha tem por objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da gripe na população alvo e estabeleceu, este ano, os seguintes grupos prioritários para a vacinação:

– crianças de seis meses e menores de 5 anos;

– gestantes em qualquer idade gestacional;

– puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto);

– trabalhadores da Saúde;

– povos indígenas;

– pessoas com 60 anos ou mais;

– população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

– pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, desde que apresentem prescrição médica.

Todas as unidades de Programa Saúde da Família (PSF) disponibilizaram a vacina a partir de sábado (26/4), e as pessoas pertencentes aos grupos-alvo deverão se dirigir à sua unidade, levando os cartões de vacina. A meta é vacinar pelo menos 80% de cada um dos grupos alvo após o dia 26 de abril.

“Vacinação Contra a Gripe: Você Não Pode Faltar”. Secretaria da Saúde e Prefeitura de Itanhém, zelando pela sua saúde. Fonte: Ascom da Prefeitura de Itanhém.