Prefeito João Bosco comemora o resultado positivo da Secretaria de Assistência Social

237

 

Teixeira de Freitas – A Secretaria Municipal de Assistência Social registrou ao longo de 2014 mais de 30 mil atendimentos em benefícios oferecidos pelo município. O prefeito Joao Bosco afirma está muito feliz com os resultados alcançado pela secretaria, e afirma que isso é prova do empenho e esforço do município para ampliar o atendimento e alcançar melhores resultados, o prefeito falou ainda: “isso é fruto dos dignos e competentes profissionais que trabalham na secretaria em prol do povo mais necessitado”, disse João Bosco.

Vários serviços são oferecidos pela Secretaria de Assistência Social: CAD ÚNICO, que o cadastro porta de entrada para que o cidadão tenha acesso a qualquer benefício, é através dele que é feito o estudo social para identificar ou comprovar a necessidade do benefício para o cidadão solicitante. Auxílio aluguel de até 300 reais, passe livre para idosos, gestantes, deficientes, acompanhantes, estudantes; o passe livre está dividido nas modalidades, municipal, intermunicipal e interestadual.

Existem também outros benefícios como o programa da Sopa com a distribuição de mais de 40 mil porções de sopa nutritiva, o programa da cesta básica, distribuição de alimentos adquiridos da agricultura familiar, o conhecido PAA, diversos cursos técnicos oferecidos em parceria como programa Pronatec.

O prefeito João Bosco na Secretaria de Ação Social.
O prefeito João Bosco na Secretaria de Ação Social.

A contrapartida do município ultrapassa os 60 %, isso demonstra a importância que o município está dando para a assistência social.

Além dos diversos programas, não podemos deixar de citar o Bolsa Família e os equipamentos sociais, que dão todo suporte técnico e assistencial às famílias ou pessoas que apresentam algum tipo de vulnerabilidade social, são eles:  Cras – Centro de Referência Assistência Social; Creas – Centro de Referência Especial de Assistência Social; CIS – Centro de Inclusão Social; Centro POP – que trabalha exclusivamente com moradores de rua. Programa Casa Lar – que oferece suporte alimentar e assistencial para adolescentes e jovens com vulnerabilidade social por diversos motivos.

Projeto “Esporte é futuro”, um projeto em parceria com a Secretaria de Esportes, que atende mais de 700 adolescentes em 4 polos da cidade.

Enfim, são mais de 30 mil pessoas assistidas pela Secretaria de Assistência Social em seus mais diversos setores e programas, com apoio de assistentes sociais, psicólogos, advogados, médicos, entre tantos colaboradores.

Qualquer informação a respeito de algum benefício pode ser solicitada na Secretaria de Assistência Social, que fica na avenida Presidente Getúlio Varga, próximo a rotatória da melancia, em frente ao Derba.

O importante frisar é que qualquer benefício passa por uma análise social para identificar a necessidade real do solicitante, esse processo é para evitar que pessoas sejam beneficiadas sem precisão.

Para o ano de 2015 está sendo programada uma aplicação dos programas e um sistema de comunicação com três objetivos, informar a comunidade do trabalho que está sendo feito, informar a população do serviço oferecido e ampliar as campanhas educacionais de combate a qualquer tipo de violação dos direitos humanos.