Pré-conferências da Juventude em pauta em todo o município de Mucuri

190

Estimular os jovens a participar do debate sobre o destino de sua cidade, Estado e País, opinando nas políticas públicas voltadas ao segmento social é o objetivo da 3ª Conferência Municipal da Juventude, que acontece no próximo dia 28 de agosto no Distrito de Itabatã, na Escola Ana Oliveira.
Para isso, os jovens precisam fazer “a lição de casa”, participando de uma série de pré-conferências. No caso, em Mucuri, o processo começou na quinta-feira (13/08), e a largada foi dada pelos Distritos de Belo Cruzeiro e Taquarinha, ambas no período da manhã e tarde. O palco foram os auditórios das Escolas Virgilio Teófilo, Aristides Rocha e do Colégio Integração.
O secretário da pasta da Juventude, Cleuber Rios, esclarece que é preciso “Dar voz e vez aos jovens para que decidam que políticas públicas devem ser desenvolvidas”, esta é uma das principais metas destas atividades, informou Rios.
Serão realizadas, no total, nove pré-conferências, ou seja, o debate acontecerá na sede e em todos os Distritos e povoados do município de Mucuri.
As discussões têm base em 11 eixos, relacionados ao Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013). Os eixos abordam cidadania, educação, trabalho, diversidade e igualdade, saúde, cultura, direito à comunicação, esporte e lazer, meio-ambiente, direito à acessibilidade, mobilidade social, segurança e paz.
Todas as pré-conferências são organizadas pela Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e JUVENTUDE.