Prática do Bem

366

Entre as luzes e bênçãos que o Espiritismo estende com exuberância a toda a Humanidade, é de grande relevância o conceito do bem e do mal por ele preciosamente definido.

A prática do bem é a via que conduz a criatura à perfeição. Essa destinação é inexorável, todavia, é o próprio ser humano que terá forçosamente que edificar seu destino e perlustrar o longo curso evolutivo.

A Divina Providência dota o Espírito de todos os atributos e instrumentos necessários para alcançar esse objetivo, mostra-lhe o caminho, dá-lhe os meios de sustentar-se através do trabalho e do próprio esforço e ensina-lhe, nas trilhas do tempo, as artes de amar e servir para poder desfrutar plenamente das grandezas e das belezas do Universo.

Descerra-lhe o dever indeclinável de respeitar as leis naturais e agir em consonância com essas disposições. Jesus legou para a eternidade o sumário insuperável das obrigações humanas: “Amar a Deus e ao próximo.”

O Espírito, ao longo da evolução, encarnado ou desencarnado, às vezes se ilude, comete erros, engana seu semelhante. Mas, as Leis Divinas não contêm falhas e ninguém se furta à Soberana Justiça. Todos nós a ela estamos infalivelmente sujeitos, independentemente do nosso entendimento ou da nossa ignorância. Temos de progredir pela vontade do Criador, de arrepender-nos das faltas cometidas e de retificar e reparar nossos erros.

Desde o início de sua jornada a alma humana dispõe da liberdade de agir para o bem ou para o mal e pode contar com os atributos que lhe são peculiares para discernir, adiantar-se ou retardar-se no caminho.

As venturas ou desditas são de sua inteira responsabilidade. Devemos, assim, ter consciência de que o mal que nosso semelhante nos faz é consequência da Lei de Causa e Efeito ou, em última análise, resulta em nosso próprio benefício, de conformidade com nossa reação, sem exclusão da nossa obrigação de nos resguardarmos. É relevante não esquecermos que as leis morais estabelecem que não basta abster-se da prática do mal, é imperioso o exercício do bem. (O Livro dos Espíritos, questão 642.). Continua. Muita Paz!!!

Participe das reuniões públicas do Centro Espírita Nosso Lar e da Casa Espírita da Prece. Informações: 3291-2677 – Ariosvaldo Alves Gomes