PM lança operação lei e ordem em Porto Seguro, Cabrália e Belmonte

513

Ação da Polícia Militar durou toda quarta-feira, aprendeu 65 veículos e mais de mil pessoas foram abordadas

Porto Seguro – O comando do 8º BPM sediado em Porto Seguro desencadeou na quarta-feira, dia 10 de maio, a chamada “Operação Lei e Ordem”, que abrangeu as cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. O objetivo da operação é aumentar e dar profundidade as ações de presença da Polícia Militar nos municípios de atuação do batalhão da PM.
Foram montados diversos pontos de abordagens; em Porto Seguro nas localidades conhecidas como Paraguai, Baianão, Mercado do Povo, Parque Ecológico, Campinho, Orla, Centro, Anel viário e no distrito de Trancoso.  Em Santa Cruz Cabrália foram realizadas abordagens no Centro e no distrito de Ponto Central, e em Belmonte, no distrito de Barrolândia.
Ao final foram abordados 681 veículos, 1185 pessoas e quatro estabelecimentos comerciais, resultando na apreensão de 65 veículos (dentre eles 57 motocicletas), expedidas 144 notificações de trânsito e registradas duas ocorrências por tráfico de drogas.
Para o Comandante do 8° BPM, major França, que comandou pessoalmente essa etapa da Operação, ela baseia-se no princípio de que é necessário um maior rigor na repressão de diversas infrações que acontecem no cotidiano, pois estas podem indiretamente contribuir no aumento dos indicadores de criminalidade de modo geral.
A operação ainda consiste em reprimir a poluição sonora, aumentar a fiscalização de transporte irregular de passageiros, a fiscalização de pontos que podem ser utilizados para recepção e comercialização de peças de veículos furtados ou roubados, além da repressão ao tráfico de drogas.
A PM empregou 62 policiais militares, incluindo os que trabalham na área administrativa do 8° Batalhão.  Estes tiveram suas atividades suspensas e foram incorporados ao esforço do policiamento ostensivo nas ruas.
Foi utilizado também um cão farejador e um Drone, como suporte aos policiais militares. As próximas etapas serão desencadeadas atendendo a um calendário específico, dentro do planejamento previsto pela polícia militar que assegura o caráter permanente dessas ações.