Planos para preservação da Mata Atlântica são discutidos em municípios de atuação da Suzano

131

Objetivo é discutir estratégias para a preservação da vegetação remanescente em regiões da BA, MG, ES e SP

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos a partir do cultivo de eucalipto, atua no desenvolvimento do projeto Planos da Mata em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a governança dos municípios para a proteção e uso sustentável da mata atlântica.

“Os Planos alinham desenvolvimento econômico e social por meio da elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) em 33 municípios na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo”, explica o membro do time de Meio Ambiente Florestal da Suzano, Deivid dos Santos Pereira. São estados onde a Suzano tem operações fabris e florestais, além de ações voltadas à sustentabilidade.Entre esses municípios estão Mucuri, no sul da Bahia, e Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo. No dia 24 de junho, Mucuri sediou a I Oficina Participativa sobre a atualização do PMMA, enquanto que em Conceição da Barra, o evento ocorreu no dia 21 de junho, com a participação de membros da Secretaria Municipal da Educação por meio de parceira com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) e a Sociedade Amigos por Itaúnas (SAPI). Outros municípios participantes do PMMA também promoveram oficinas durante o mês de junho.

Os encontros, que são abertos à participação de Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições da sociedade civil e comunidades quilombolas, por exemplo, além do poder público, abordam questões como mudanças climáticas, uso e ocupação do solo.“Os Planos Municipais fazem o diagnóstico da gestão administrativa ambiental local, da vegetação nativa remanescente, identificam participativamente as principais causas do desmatamento e as ações preventivas para que isso deixe de acontecer. São discutidas ainda as formas de utilização sustentável dessa vegetação, as áreas prioritárias para conservação, restauração de acordo com a aptidão natural do município”, completa Deivid.

Os próximos passos envolvem a divulgação de notícias e materiais didáticos e sobre os planos, apoio e aprimoramento de metodologias, assim como a mobilização dos conselhos municipais de meio ambiente para que os PMMAs sejam aprovados.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 12 fábricas em operação no Brasil, incluindo a joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br. Por Marianna Rosa da Analista de Atendimento e Conteúdo da P6 Comunicação