Pescadores resgatam tartaruga ferida em alto-mar e mobilizam rede de proteção ambiental em Mucuri

299

Mucuri – Um resgate comovente marcou a tarde desta terça-feira (19/08) na cidade de Mucuri por meio de uma jornada de esperança pelo salvamento de uma tartaruga ferida em alto-mar. O gesto de três pescadores transformou-se em uma grande corrente de solidariedade e cuidado ambiental, quando uma tartaruga marinha, já debilitada e com ferimentos, foi salva em alto-mar e recebeu atendimento especializado.

Tudo começou durante a pescaria de Geraldo, Mazinho e Wallace, que avistaram uma tartaruga adulta nadando com sinais de fragilidade. Ao se aproximarem com a embarcação, perceberam que o animal parecia pedir socorro. Sensibilizados, eles a retiraram da água e constataram que a carapaça apresentava ferimentos. Sem perder tempo, embarcaram a tartaruga e partiram de volta à terra firme.

No trajeto, os pescadores acionaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que mobilizou rapidamente uma equipe para receber o animal. Ao chegarem ao cais do Porto de Mucuri, o biólogo Sandro Barros já os aguardava. O encontro emocionou a todos: o animal, carinhosamente batizado de “Vitória” pelos pescadores, ganhava uma nova chance.

Segundo o biólogo Sandro Barros, tratava-se de uma tartaruga da espécie Caretta, popularmente conhecida como tartaruga-cabeçuda, já em fase adulta. Diante da gravidade do caso, a equipe ambiental acionou imediatamente a Base Avançada do Centro TAMAR e o ICMBio de Caravelas, que envolveram também o INEMA em Eunápolis. A articulação culminou com o apoio do Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas do Terminal Marítimo da Veracel Celulose, em Belmonte, referência no cuidado a animais marinhos feridos.

O biólogo Sandro Barros SEMMA, Vagner (INEMA) e Luiz Carlos da Secretaria de Obras de Mucuri.

Em Mucuri, a operação de resgate ganhou reforço da Secretaria Municipal de Obras, que, sob a coordenação do servidor Luiz Carlos, prestou apoio logístico para o transporte do animal. A tartaruga foi levada pela equipe da SEMMA até a cidade de Itamaraju, onde uma equipe do INEMA já aguardava para a condução final até Belmonte.

Na manhã desta quarta-feira (20/08), a médica veterinária Juliede Nonato Neves, especialista em clínica de animais silvestres e exóticos, mestre em ciência animal e que trabalha no Centro de Reabilitação das Tartarugas Marinhas do Terminal Marítimo da Veracel Celulose em Belmonte, divulgou o primeiro boletim sobre o estado de saúde de “Vitória”. Segundo ela, o animal vem reagindo bem os primeiros tratamentos e, que o animal estava debilitado, registrando um ferimento no ósseo que protege o dorso, além de um estado de exaustão e desidratação, mas que as equipes de monitoramento e conservação estão otimistas com a evolução do animal em poucas horas de atendimento, o que traz esperança para sua plena recuperação.

A médica veterinária Juliede Nonato Neves e o servidor Vagner (INEMA) já no Centro de Reabilitação das Tartarugas Marinhas em Belmonte.

“Estamos confiantes de que, com os cuidados contínuos, a tartaruga terá condições de se recuperar e, em breve, retornar ao seu habitat natural”, disse a médica veterinária Juliede Nonato Neves. Para o biólogo Sandro Barros, da SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o episódio não apenas emocionou e trouxe reflexão a comunidade, mas também reforçou a importância do trabalho conjunto entre pescadores, poder público e instituições ambientais na preservação da vida marinha. E, assim, a tartaruga “Vitória” tornou-se símbolo da força da solidariedade e da esperança esta semana em Mucuri. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.

A tartaruga “Vitória” já passando por nova avaliação no Centro de Reabilitação das Tartarugas Marinhas de Belmonte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.