Pescadores resgatam tartaruga ferida em alto-mar e mobilizam rede de proteção ambiental em Mucuri

10

Mucuri – Um resgate comovente marcou a tarde desta terça-feira (19/08) na cidade de Mucuri por meio de uma jornada de esperança pelo salvamento de uma tartaruga ferida em alto-mar. O gesto de três pescadores transformou-se em uma grande corrente de solidariedade e cuidado ambiental, quando uma tartaruga marinha, já debilitada e com ferimentos, foi salva em alto-mar e recebeu atendimento especializado.

Tudo começou durante a pescaria de Geraldo, Mazinho e Wallace, que avistaram uma tartaruga adulta nadando com sinais de fragilidade. Ao se aproximarem com a embarcação, perceberam que o animal parecia pedir socorro. Sensibilizados, eles a retiraram da água e constataram que a carapaça apresentava ferimentos. Sem perder tempo, embarcaram a tartaruga e partiram de volta à terra firme.

No trajeto, os pescadores acionaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que mobilizou rapidamente uma equipe para receber o animal. Ao chegarem ao cais do Porto de Mucuri, o biólogo Sandro Barros já os aguardava. O encontro emocionou a todos: o animal, carinhosamente batizado de “Vitória” pelos pescadores, ganhava uma nova chance.

Segundo o biólogo Sandro Barros, tratava-se de uma tartaruga da espécie Caretta, popularmente conhecida como tartaruga-cabeçuda, já em fase adulta. Diante da gravidade do caso, a equipe ambiental acionou imediatamente a Base Avançada do Centro TAMAR e o ICMBio de Caravelas, que envolveram também o INEMA em Eunápolis. A articulação culminou com o apoio do Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas do Terminal Marítimo da Veracel Celulose, em Belmonte, referência no cuidado a animais marinhos feridos.

O biólogo Sandro Barros SEMMA, Vagner (INEMA) e Luiz Carlos da Secretaria de Obras de Mucuri.

Em Mucuri, a operação de resgate ganhou reforço da Secretaria Municipal de Obras, que, sob a coordenação do servidor Luiz Carlos, prestou apoio logístico para o transporte do animal. A tartaruga foi levada pela equipe da SEMMA até a cidade de Itamaraju, onde uma equipe do INEMA já aguardava para a condução final até Belmonte.

Na manhã desta quarta-feira (20/08), a médica veterinária Juliede Nonato Neves, especialista em clínica de animais silvestres e exóticos, mestre em ciência animal e que trabalha no Centro de Reabilitação das Tartarugas Marinhas do Terminal Marítimo da Veracel Celulose em Belmonte, divulgou o primeiro boletim sobre o estado de saúde de “Vitória”. Segundo ela, o animal vem reagindo bem os primeiros tratamentos e, que o animal estava debilitado, registrando um ferimento no ósseo que protege o dorso, além de um estado de exaustão e desidratação, mas que as equipes de monitoramento e conservação estão otimistas com a evolução do animal em poucas horas de atendimento, o que traz esperança para sua plena recuperação.

A médica veterinária Juliede Nonato Neves e o servidor Vagner (INEMA) já no Centro de Reabilitação das Tartarugas Marinhas em Belmonte.

“Estamos confiantes de que, com os cuidados contínuos, a tartaruga terá condições de se recuperar e, em breve, retornar ao seu habitat natural”, disse a médica veterinária Juliede Nonato Neves. Para o biólogo Sandro Barros, da SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o episódio não apenas emocionou e trouxe reflexão a comunidade, mas também reforçou a importância do trabalho conjunto entre pescadores, poder público e instituições ambientais na preservação da vida marinha. E, assim, a tartaruga “Vitória” tornou-se símbolo da força da solidariedade e da esperança esta semana em Mucuri. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.

A tartaruga “Vitória” já passando por nova avaliação no Centro de Reabilitação das Tartarugas Marinhas de Belmonte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui