Pescadores e fiéis homenageiam São Pedro durante procissão marítima em Alcobaça

1023

29 de junho, dia de São Pedro, marca o encerramento da novena do padroeiro dos pescadores em Alcobaça e algumas cidades litorâneas do extremo sul da Bahia

Em Alcobaça a procissão levando o andor com a imagem de São Pedro, saiu defronte a sua igreja localizada nas proximidades do cais do porto e acompanhada por dezenas de barcos, cumpriu seu roteiro, que é a volta na Barra (foz do rio Itanhém), como forma de agradecer o alimento que é retirado do mar todos os dias, por centenas de pescadores que sobrevivem especificamente da pesca durante todo o ano.

Também em muitas cidades daqui da região, o dia 29 de junho, marca o encerramento dos festejos juninos, mas em Alcobaça isso só ocorre dia 2 de julho, (feriado na Bahia). Nesses quatro dias a administração promove vários shows e esse ano entre outras atrações a animação ficou por conta: Mansão do Forró, Trio Xodó, Law Lima e Kaio Magno que se apresentam em palco montado ao lado da igrejinha de São Pedro e há uma espécie de mistura entre o sagrado e o profano.

Após a procissão marítima os fiéis participaram de outra procissão, desta feita pelas ruas adjacentes do centro da cidade, encerrando com a missa eucarística celebrada pelo Padre Ronaldo que é o administrador paroquial de Alcobaça.

Vale lembrar que a Banda Marcial acompanhou as duas procissões, a marítima e a terrestre e a festa de São Pedro é uma tradição do calendário religioso de Alcobaça.

A Festa de São Pedro é uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário litúrgico, introduzida na liturgia no século II para lembrar o martírio dos santos Pedro e Paulo. Foi colocada pela Igreja em 29 de junho para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma. São Pedro e São Paulo foram os fundadores da Roma cristã. Pedro morreu provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo. Paulo morreu decapitado no ano de 67.