Outros transtornos psíquicos (1)

24

Por Carlos Magno Perin*

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: é o transtorno caracterizado por uma atividade maior que o normal, desatenção à interação social presente e uma impulsividade quase sempre presente nas ações realizadas por um indivíduo (criança e adolescente, podendo estar presente também em pessoa adulta).

A desatenção, hiperatividade e impulsividade, como sintomas isolados podem ser frutos de problemas na vida na relação das crianças com pais, irmãos, amigos e colegas, bem como de sistemas educacionais inadequados na família e/ou escolas.

É comum a falta de interação na família, escola, trabalho e demais áreas onde se insira – 65% das crianças com TDAH chegam à idade adulta com um padrão de problemas semelhantes aos da infância e da adolescência – com presença de co-morbidades: depressão (de 15 a 20%), ansiedade (25%) e deficiência de aprendizagem (10 a 25%).

Pesquisas ainda não estabeleceram se esse transtorno é herdado (genético) ou singularizado (congênito).

Sabe-se que no portador do sintoma os níveis dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina (substâncias químicas do cérebro que transmitem informações entre as células) encontram-se diminuídos, prejudicando as funções do córtex cerebral.

O córtex cerebral gerencia as funções executivas responsáveis por observar, guiar, direcionar, excitar ou inibir o comportamento, organizar, planejar e realizar a manutenção da atenção e do autocontrole da pessoa.

Transtorno do Pânico: é o transtorno periódico que pode ocorrer inesperadamente em quase todas as situações.

Consiste em um sentimento intenso de apreensão ou fim iminente, tendo início repentino vinculado a uma ampla gama de sensações físicas perturbadoras – dispnéia, palpitações, dores no peito, sensação de asfixia, formigamento das mãos e dos pés, ondas de frio e calor, sudorese repentina, sensação de desmaio, tremores e sentimento de irrealidade.

É comum ser acompanhado de agorafobia (com ansiedade generalizada).

*Carlos Magno Perin é PhD em Terapia Cognitiva Comportamental, Inteligência Emocional. [email protected].