Osair Nascimento parabeniza os 30 anos do 13° BPM

503

Teixeira de Freitas – O ex-vereador Osair Nascimento Correia parabeniza o 13° Batalhão de Polícia Militar pelos seus trinta anos. Ele esteve nas festividades e lembra a época em que foi nomeado como subdelegado para servir a área que hoje faz parte da cidade de Teixeira, mas, antes, era o distrito de Barro Vermelho, do município de Alcobaça, hoje, onde está localizado o bairro Nova América, que já era a fazenda Nova América, de propriedade do seu avô, José Félix de Freitas Correia.

Osair Nascimento, o primeiro subdelegado de Teixeira de Freitas.
Osair Nascimento, o primeiro subdelegado de Teixeira de Freitas.

O senhor Osair, além de primeiro delegado, também foi um dos primeiros vereadores da cidade. Dois de seus filhos pertenceram a esse batalhão – o Sirineu Cordeiro Correia, sargento aposentado; e Sidinaldo Cordeiro Correia, na reserva.

A nomeação de delegado ocorreu no dia 23 de agosto de 1959, no dia seguinte a sua casa pegou fogo e, aproximadamente, um mês depois houve outra nomeação. Ao todo, o Sr. Osair foi delegado de Teixeira do ano de 59 até quando colocaram esse nome no município, aproximadamente, 25 anos.

No entanto, durante esse tempo, ele foi também subdelegado. Ajudando a escrever as diligências que eram feitas na região. As incursões eram feitas a cavalo, de maneira muito precária ainda, e o que hoje é a ocorrência, era produzida de forma manuscrita. Quando Teixeira começou a se emancipar, Osair foi nomeado terceiro suplente de delegado de polícia em Medeiros Neto, mas atuando em Teixeira de Freitas, pois o povoado era comandado pelo famoso cabo Sodré, titular da cidade.

Portaria que nomeava o ex-vereador Osair Nascimento subdelegado de Teixeira de Freitas.
Portaria que nomeava o ex-vereador Osair Nascimento subdelegado de Teixeira de Freitas.

Seu Osair fala que é uma satisfação parabenizar o 13° Batalhão por mais esse aniversário e pelo excelente trabalho que está sendo feito, mesmo por que, é com orgulho que ele lembra que até mesmo a área que se encontra o batalhão foi doada por seu saudoso tio Israel de Freitas Correia.