Orientadores Educacionais e Coordenadores Pedagógicos da rede de ensino de Mucuri participam de encontros formativos, em Itabatã, e aprovam a I Jornada Pedagógica Híbrida

3
Mucuri – A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), realizou nos dias 29 e 30 de janeiro, no distrito de Itabatã, mais uma etapa da I Jornada Pedagógica Híbrida, em cumprimento ao cronograma de 14 dias de formação para professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, em preparação para o novo ano letivo.

Todos os encontros formativos estão centrados no tema do ano letivo/2026: Educar com sentido: caminhos para uma educação integral e equitativa do aluno.

Esta iniciativa integra a política de formação continuada da rede municipal de ensino, sendo realizada de forma inédita no Extremo Sul da Bahia – especificamente em Mucuri, reforçando o compromisso do município com a inovação, a valorização dos profissionais da educação e a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Na quinta (29) e sexta-feira (30), os encontros aconteceram no espaço cedido pela 1ª Igreja Batista, em Itabatã. No primeiro dia, o encontro sobre “Educação emocional: como apoiar estudantes e professores nos desafios do cotidiano escolar” , voltado para os orientadores educacionais, foi ministrado pela psicopedagoga, professora Katia Bremer. A consultora pedagógica, professora Clarissa Magalhães, juntamente com a equipe do Núcleo Pedagógico da SEME – professoras Maryglicia Cordeiro, Adriana Gusmão e Hernânia Martins – trabalharam o tema “Planejando a rota para o ano letivo 2026”, especialmente voltado para os coordenadores pedagógicos da rede.

A Jornada Pedagógica continua na próxima semana, de acordo com o cronograma abaixo:

Segunda-feira (2/2), com a palestra “Educação humanizada: inovação e equidade para transformar vidas” , voltada a professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e diretores escolares, no turno matutino, em Itabatã, para as escolas de todos os distritos e povoados e, no turno vespertino, em Mucuri, para as escolas da Sede e do campo.

Terça e quarta-feiras (3 e 4/2), oficinas presenciais, a partir das 8h, na EM Deputado Luís Eduardo Magalhães, tendo como público-alvo professores, coordenadores pedagógicos, orientadores, diretores e apoio pedagógico das escolas da Sede e do campo.

Na quinta e sexta-feiras (5 e 6/2), as oficinas são direcionadas para as escolas dos distritos e povoados e acontecerão na EM Antônio João Carletti, em Itabatã.

Durante esse período que estão acontecendo as atividades presenciais, as equipes docentes já iniciaram a formação on-line, com autonomia para fazerem suas escolhas no “Cardápio Formativo”, construído pela equipe técnica do Núcleo Pedagógico da SEME, através de uma criteriosa curadoria de cursos disponíveis em plataformas digitais gratuitas, como: AVAMEC, Polo (ITAÚ SOCIAL), NOVA ESCOLA, FGV, BANCO CENTRAL, entre outras.

Os cursos foram selecionados pela equipe técnica visando atender às diferentes áreas e etapas de atuação dos professores, porém sempre voltados para temáticas relevantes para uma educação integral e equitativa, de acordo com as novas matrizes curriculares vigentes, como: Educação para as Relações Étnico-Raciais, Educação Financeira, Alfabetização e Letramento, BNCC da Computação, Educação Inclusiva , etc. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.