Organismos alienígenas podem invadir a Terra através de viagens espaciais, diz estudo

258
As informações foram publicadas em novo artigo na revista BioScience. Foto: Getty Images.
As informações foram publicadas em novo artigo na revista BioScience. Foto: Getty Images.

Em artigo científico, pesquisadores atentam para a possibilidade de invasão de organismos alienígenas; Como exemplo, os cientistas apontam para a história da Terra e de tomada de espaços naturais; Contudo, para um pesquisador, as missões espaciais ainda são essenciais para a redução dos riscos.

Parece que a ficção científica dos filmes e séries já não está tão distante da vida real. De acordo com cientistas, o aumento da exploração espacial amplia as chances de um organismo alienígena chegar à Terra. As informações foram publicadas em novo artigo na revista BioScience, no dia 17 de novembro.

Como exemplo, os pesquisadores apontam a história da humanidade em mover espécies nativas para outros ambientes da Terra, transformando-as em organismos invasores e prejudicando outras espécies.

Portanto, os cientistas afirmam que tal comportamento poderia se repetir com a vida alienígena de outro planeta, de forma a contaminar a Terra, bem como o movimento oposto.

Anthony Ricciardi, professor de invasão biológica da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, diz que o crescimento de missões espaciais, e principalmente aquelas que devolvem amostras à Terra, é crucial para a redução dos riscos de contaminação biológica em ambas as direções.

Jennifer Wardsworth, astrobióloga da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes de Lucerna, na Suíça, afirma que planetas e luas sempre trocaram materiais por meio dos meteoritos, mas que a exploração espacial humana pode acelerar algum tipo de contaminação.

Ainda assim, os cientistas consideram o risco de contaminação interplanetária extremamente baixo, em parte pelas condições adversas do espaço sideral, que dificultam a sobrevivência de organismos em potencial viagem no exterior de uma aeronave.

Contudo, os pesquisadores também afirmam que é necessário ter cautela com a possibilidade existente, principalmente porque os humanos já danificaram ecossistemas ao redor da Terra ao invadir novos ambientes que não chegariam de forma natural.

As informações são do Space. Fonte: Yahoo finanças