Ong Ser’Luz: promovendo cidadania

847

Há cerca de 10 anos foi fundada, em Teixeira de Freitas, a Organização Não Governamental (ONG) Ser’Luz Movimento Evolutivo, que ao longo do tempo vem se consolidando e fazendo a diferença nesta cidade do extremo sul baiano, tanto pelo seu caráter protecionista do meio ambiente, quanto pelo apoio e proteção dado a animais em situação de risco.

Revitalização do Córrego Charqueada .

Sua ação de maior impacto aconteceu no período de 2004 a 2010, quando a ONG Ser’Luz promoveu a revitalização do córrego Charqueada – que nasce no bairro Estância Biquíni, atravessa toda a cidade e deságua no rio Itanhém – com mais de 10 mil mudas arbóreas regionais. Atualmente, a ONG conta com cerca de 30 associados, que se dividem na execução dos atuais projetos da associação, o projeto de recuperação da Biquinha e o projeto Cenazoo.

Revitalização do Córrego Charqueada .

“Nós já tínhamos um trabalho voltado para a preservação e recuperação do meio ambiente, mas passamos, com o tempo, a nos sensibilizar também com a situação dos animais que vivem nas ruas ou são abandonados por seus donos – por isso, decidimos revisar o estatuto e nos dedicar também a tratar, dentro das nossas possibilidades, de animais silvestres, domésticos e domesticados em situação de risco”, explicou a presidenta da ONG Ser’Luz, Cristhiane Ferreguett.

Cristhiane afirma que o trabalho desempenhado pela ONG é uma questão de “humanidade” e “saúde” – tendo em vista a desumanidade com que são tratados alguns animais, muitos dos quais são abandonados, espancados, atropelados ou queimados – os quais necessitam de cuidados – e considerando que o controle do número de animais que circulam sem a devida vacinação é de fundamental importância para o controle de doenças disseminadas entre eles mesmos e outras transmissíveis ao homem.

Transformação de Scooby.

Um exemplo de maus-tratos e abandono dado pela presidenta, foi a história do cãozinho Scooby, o qual foi retirado das ruas em 19 de agosto de 2011, com menos de5 kg, e tão fraco que não latia sequer. Após ter sido resgatado pela ONG, Scooby, cerca de 30 dias depois, já pesava mais de10 kg.

O grande passo a ser dado agora pela ONG é a construção do centro de apoio à zoonose, o projeto Cenazoo, que tem como objetivos resgatar, cuidar, vacinar, castrar e integrar os animais a famílias que tenham o interesse de cuidá-los.

A ONG Ser’Luz subsiste através de parcerias com a iniciativa privada e com particulares. “A sociedade teixeirense tem abraçado nossa causa e tem nos apoiado, nós precisamos de que nos liguem informando onde podemos encontrar animais abandonados ou maltratados, mas também se disponibilizando a dar um banho, a cuidar deles. É um trabalho gratificante”, disse Ferreguett.

Presidente da ONG Ser’luz, Cristhiane Ferreguett, e associada, Renata Samer.

Mais de 30 animais, desde outubro de 2011, já foram resgatados, tratados, e reintegrados a novas famílias – tudo sob vigilância dos associados.

Quem tem o interesse em conhecer de perto o trabalho desempenhado pela ONG Ser’Luz pode entrar em contato com seus componentes através do site www.ongserluz.org.br, enviando um e-mail para [email protected], através da página Ong Ser Luz no facebook, e ainda através dos números (73) 9195 6666, Cristhiane; (73) 9924 3535, Renata Samer; (73) 9987 1903, Célia. Por Raíssa Félix.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. É de suma importância esse trabalho que está sendo realizado pela ONG, quero parabenizar a iniciativa de todos os associados juntamente com a sua presidente que sem medir esforços estão lutando com amor e resgatando nossos animais que por total descuido são largados em nossas ruas, sou testemunha desse maravilhoso trabalho através da associada Renata Samer, que sem reservas faz esse projeto acontecer… meus sinceros Parabéns!!!

Comments are closed.