O que fazer quando o dente do seu filho quebra ou cai

395

Mesmo que seja difícil, é hora de manter a calma e seguir os conselhos de especialistas. Com algum cuidado, é possível assegurar um bom resultado estético e a saúde bucal
Primeiro vem a tombo. Depois, a cena indesejada e temida por muitos pais: o dente quebrou ou caiu. E daí não importa se é um filho pequeno ou mais crescidinho, a dor é intensa, pode sangrar e o estrago pode ir além do plano estético, comprometendo também a saúde bucal. Mesmo que seja difícil, é hora de manter a calma e o foco. Com as dicas dos especialistas, o sorriso e a saúde do seu filho logo estarão impecáveis novamente.
A primeira atitude quando o dente quebra, é tentar recuperar os fragmentos. “O ideal seria recolher todos os fragmentos e armazenar em ambiente úmido – um pote com água, soro fisiológico ou leite. Porém, quanto maior o número de fragmentos, mais difícil será a reabilitação”, observa Amanda Nahanmad Nushashe, especialista em prótese e mestre em odontologia clínica.
Se houver sangramento, de início é bom fazer uma lavagem na boca e usar uma gaze, um chumaço de algodão ou um pano limpo e úmido para fazer pressão onde está a ferida. Se o acidente foi fora de casa, é importante adotar cuidados extras: “Se a pessoa cair no asfalto, por exemplo, tem que ver se ela está com a vacinação antitetânica em dia e, se não estiver, procurar um posto de vacinação o quanto antes. Nesses casos, há uma intimidade dos agentes externos com o organismo e o profissional deverá ter mais cuidado para prescrever uma medicação”, explica Robson Frederico Cunha, docente do departamento de odontologia infantil e social da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Araçatuba.
O passo seguinte é procurar o dentista em até 48h para que ele possa avaliar a extensão da fratura e iniciar os procedimentos de restauro e tratamento. Porém, se a fratura expôs o nervo, a procura de atendimento deve ser imediata, informa Robson. Continua.