O que fazer caso o banco venda minha dívida?  

6

Especialista da Recovery explica sobre direitos e deveres nessa situação, e faz orientações sobre os próximos passos 

Você fez uma dívida com o banco e, sem conseguir pagar, descobre que ela foi vendida para outra empresa. E agora? Apesar de gerar dúvidas em consumidores, essa prática, chamada de cessão de crédito, é comum e completamente legal. Embora esse nome possa soar técnico, na prática significa que a dívida foi transferida para outra empresa, geralmente um Fundo de Investimento, que contrata uma recuperadora de crédito especializada em renegociação para realizar a cobrança.

Segundo Patricia Abrahao, Gerente Jurídico e de Atendimento da Recovery, a venda de dívidas é uma estratégia adotada pelos bancos e outras instituições para reduzir os custos com inadimplência. “Esse processo de venda de dívidas pode assustar em um primeiro momento, mas é comum e completamente legalizado no Brasil. Além disso, é positivo para a economia por ser uma forma das empresas conseguirem lidar com a inadimplência e dos devedores conseguirem uma nova oportunidade de renegociar suas dívidas”, explica a executiva.

A seguir, confira perguntas e respostas comuns para esta situação, bem como dicas e soluções para a quitação das dívidas. 

Por que isso acontece? 

Quando há muitas dívidas em atraso, as instituições financeiras preferem repassar essas dívidas para empresas especializadas em renegociação, evitando assim perdas maiores. Então, elas vendem o crédito inadimplido para essas empresas, que passam a ser os credores e responsáveis por recuperar os valores não pagos. Isso não elimina a dívida do consumidor, visto que apenas transfere a dívida para outro credor, que assume a responsabilidade pela cobrança, porém, a prática o beneficia pois permite renegociar a dívida com valores mais atrativos, descontos maiores, além de opções de parcelamento que caibam no bolso.

Como saber se minha dívida foi vendida? 

O primeiro passo é entrar em contato com a instituição onde a dívida foi feita para compreender a situação. Caso ela tenha sido realmente vendida, a instituição vai informar quem é o novo credor da dívida. É possível também que a empresa compradora tente contato por telefone, sms, WhatsApp ou e-mail. Por isso é indispensável ficar atento a esses canais de comunicação e sempre vale confirmar se a nova empresa é realmente responsável pela sua dívida antes de passar qualquer informação.

Como regularizar a dívida? 

Em primeiro lugar, é necessário entrar em contato com a empresa que atualmente está com a sua dívida e confirmar todos os dados relativos ao contrato como valor e proposta original, além de prazos e condições para renegociação. Outro caminho é a pessoa consultar seu CPF nos sites de empresas como a Recovery, que fazem a gestão de dívidas que foram vendidas.  Os interessados podem fazer uma consulta do número do CPF ou CNPJ pelo site https://renegocie.gruporecovery.com, pelo WhatsApp (11) 4765-8402 ou por meio de chamada gratuita pelo telefone 0800 772 3331. 

Porém, antes de aceitar qualquer proposta, avalie sua situação financeira, assim você garante que o plano de pagamento sugerido esteja de acordo com seu orçamento. As recuperadoras, por serem especializadas em renegociação de dívidas, oferecem descontos e condições atrativas para que o cliente possa regularizar sua situação financeira. 

Posso ter o nome negativado por essa nova empresa? 

Sim. A empresa que comprou a dívida tem o direito de negativar o nome do devedor, desde que respeite as regras previstas no Código de Defesa do Consumidor. Isso inclui o envio de notificação da negativação com antecedência e o prazo legal para permanência do nome nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

“Negociar uma dívida com uma empresa especializada, pode trazer benefícios reais para os consumidores como obter descontos significativos, condições mais flexíveis sobre juros e multas acumulados, pagamento facilitado via pix e parcelamento em até 48x, além de ser uma forma rápida e segura de limpar o nome”, conclui Patrícia.

Sobre a Recovery 

A Recovery é uma empresa do Grupo Itaú e plataforma especialista em recuperação de crédito no Brasil. Líder de mercado, a companhia possui sob sua gestão mais de R$ 132 bilhões de créditos inadimplidos e, atualmente, mais de 32 milhões de clientes com dívidas ativas em sua base. Mais informações em https://www.gruporecovery.com 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui