O projeto “Prevenir para proteger” chega até a comunidade rural de Araras

294

Teixeira de Freitas – Com o objetivo de evitar o aumento dos casos de uso de drogas e, em decorrência disso, o aumento de conflitos nas comunidades rurais de Teixeira de Freitas, a Prefeitura/Secretaria Municipal de Segurança, por meio do Departamento de Defesa Social, promoveu na quarta-feira (9/7) ações educativas de prevenção na comunidade Araras, localizada na zona rural da cidade.

A ONG Abepes participou da ação, com orientações e distribuição de cartilhas educativas.
A ONG Abepes participou da ação, com orientações e distribuição de cartilhas educativas.

As comunidades rurais sofrem hoje com as mesmas situações da cidade, que vão desde simples furtos, assaltos, assassinatos até os problemas de consumo e tráfico de drogas. “Todos nós somos vítimas em potencial, por isso, devemos nos prevenir, criar artifícios, para impedirmos ocasiões indesejadas”, comentou o coordenador da Defesa Social Joalbo Brandão.

A ONG Abepes participou da ação, com orientações e distribuição de cartilhas educativas, abordando o tema “Mudando Comportamentos”. O grupo cultural da Guarda Municipal apresentou a peça teatral “O túnel da viagem”, onde reúne de forma lúdica informação e entretenimento.

Além das apresentações, a ONG Quem Lê Pensa Mais, através do professor Samuel, distribuiu livros infantis “O Encontro das Baleias em Abrolhos” e realizou uma explanação sobre o bullying, prática comum aos alunos oriundos da zona rural.

Para o agente de saúde Adelson José, que nasceu na comunidade, projetos como este são sempre bem vindos nas comunidades rurais, “pois a comunidade Araras há anos vem sofrendo com os males das drogas”, afirmou. Alertou que na Atenção Básica do município a comunidade que mais tem alcoólatra é Araras e que no intuito de diminuir esse índice a Secretaria de Saúde já faz um trabalho, mas, que o melhor é “assumirmos essa responsabilidade como família, comunidade, ser humano”, destacou. Ascom Segurança/Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas.