Será realizada nessa segunda-feira, dia 18 de fevereiro, às 9 horas, na área Cívica do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, a solenidade de conclusão do Curso de Formação de Soldados PM 2018.1. O Tenente Coronel PM Sérgio Barros Bispo, Comandante do 13º BEIC, convida toda a sociedade para o evento que formará 81 (oitenta e um) novos soldados. Os Eventos de formatura começarão na quinta-feira, 14 de fevereiro, às 18h, com a Aula da Saudade e Culto Ecumênico em Ação de Graças, com a participação dos seguintes preletores: Aula da Saudade: Ten PM Jeferson Assunção Dourado, mensagem evangélica: Sr. Ronie Von Neres de Souza, membro da Assembleia de Deus Missão, congregação de Barcelona-Caravelas, mensagem católica: Sr. Antônio Ferreira dos Reis Neto – membro do grupo Executivo do Movimento de Cursilho de Cristandade da Diocese de Teixeira de Freitas e Caravelas, mensagem espírita: Ariosvaldo Alves Gomes (membro do Colegiado Diretor do Centro Espírita Nosso Lar/membro do conselho Espírita Regional – 13 da Federação Espírita do Estado da Bahia-FEEB) e por último, a solenidade de formatura, na segunda-feira.
Respeito à pessoa humana, conduta ética e disciplina, são as três primeiras e mais importantes lições que um soldado PM aprende ao ingressar nas fileiras da corporação, sendo estas o alicerce da Instituição Polícia Militar, órgão imprescindível no sistema social. Tal fato inicia-se, com a apresentação em uma Unidade de Ensino do cidadão aprovado no concurso, para prepará-lo para atividade policial-militar, onde por quase um ano aprenderão aspectos essenciais que os guiarão por toda a carreira.
No extremo sul, tal missão é de responsabilidade do 13º BEIC, sendo que dentre as suas atribuições, aquela que merece ser realçada, certamente é a formação, que seguindo as diretrizes emanadas do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), recepciona alunos e forma Soldados que atuarão na promoção da Segurança Pública, através de ações e operações policiais militares, com competência para executar atividades de Polícia Ostensiva e preventiva, atendendo os princípios dos Direitos Humanos e a filosofia da Polícia Comunitária.
Durante o período que passaram estudando no 13º BEIC, os formandos receberam instruções lastreadas em uma matriz curricular com disciplinas no campo policial, jurídico e social, como por exemplo, Policiamento Ostensivo Geral, de Trânsito, Tiro Policial, Noções de Direito Constitucional, Direito Penal, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e Adolescente, bem como Educação para Relações Étnico Raciais e de Gênero, Relações Interpessoais, Introdução à Sociologia e Policiamento Comunitário, dentre outras. Durante os nove meses de curso, as disciplinas em sala e as atividades práticas colocaram à prova a capacidade física e mental dos alunos e os prepararam paras as diversas situações que poderão surgir no cotidiano da profissão.
O 13º BEIC concederá a entrega do prêmio Mérito Intelectual aos três primeiros colocados nas melhores médias curriculares, que foram os seguintes destaques: Sd 1ª Cl PM Ikaro Pereira de Souza Luz, Sd 1ª Cl PM João Gabriel Santos de Sousa, Sd 1ª Cl PM Jamax Aguiar Sousa. Logo após, as madrinhas farão a entrega dos certificados aos respectivos afilhados.
Teremos também um momento de reconhecimento e agradecimento, será realizada uma homenagem ao paraninfo, madrinha e amigo da turma, ocasião em que o Sr. Cel PM Manoel Xavier de Souza Filho, a Srª. Leila Santos da Rocha e o Sd 1ª Cl PM Fabrício Silva Santos, serão agraciados pelos formandos.
A solenidade contará com as presenças de diversas autoridades, familiares dos formandos e comunidade em geral que prestigiarão a apresentação dos novos Soldados à sociedade baiana.