Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Pitágoras organiza mutirão de conciliação em Teixeira de Freitas

1355

30 audiências por dia são realizadas em parceria com o Poder Judiciário

 O juiz de direito da 2ª vara cível, Dr. Roney, e a advogada Jackeline Larchert com alunos do curso de direito da Faculdade Pitágoras na semana do mutirão de conciliação.

Nesta semana, de 12 a 16 de março, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Pitágoras, juntamente com o Poder Judiciário em Teixeira de Freitas, efetuou mais um mutirão de conciliação em parceria na cidade. A ação foi representada pelo juiz Roney Jorge Cunha Moreira da 2.ª Vara Cível, que designou as audiências, e conduzida pelos alunos estagiários do curso de direito da unidade, sob a supervisão dos advogados e da coordenadora do NPJ, Jackeline Martins Larchert.

Por dia, 30 audiências são efetuadas, totalizando 150 ao final desta semana. Como cada sessão tem duas partes litigantes, 300 pessoas serão atendidas no mutirão de conciliação. Para participar, as partes precisam ter o processo indicado, em que a ação conciliatória é mais rápida do que na Justiça Comum. Em torno de 80% das conciliações ocorrem na área de Família e o sucesso é grande, atingindo 60% das audiências, segundo dados do Núcleo de Práticas Jurídicas.

Segundo a coordenadora do NPJ, Jackeline Larchert, para o estudante de direito o contato direto com o processo e com o método jurídico é precioso. “Trata-se de uma chance de mediar uma conciliação. E, para a Justiça, é a oportunidade de atuar com mais celeridade, melhorando a prestação jurisdicional, além de ser uma excelente atuação social nesse momento”, afirma. “O mutirão é um ótimo momento do curso, pois permite o contato com a prática jurídica, com o dia a dia do advogado, trazendo a teoria para a aplicação cotidiana”, ressalta o aluno do 9.º período da graduação, Wildemberg Soares Guerra.

Para o diretor da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, Adriano Douglas da Silva, o Núcleo de Práticas Jurídicas é orgulho da instituição. “No cotidiano, a importância do NPJ já é grande, pois oferece um serviço gratuito para quem não tem condições de pagar e, participar de uma ação social como o mutirão, ajuda a acelerar os processos da comunidade. Por meio do NPJ, a Faculdade Pitágoras presta um grande serviço à comunidade”, completa. Com informações da S2Publicom.

1 COMENTÁRIO

  1. ola boa noite vejo uma grande oportunidade de ajudar alguém através dos lindos trabalhos de mutirão da faculdade mutirão de conciliação.

Comments are closed.