Novas regras para contagem de prazos processuais, para pessoas jurídicas, iniciam nesta sexta-feira (16)

10
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) publicou, nesta quinta-feira (15), o Decreto Judiciário nº 367, que disciplina a utilização do Diário da Justiça Eletrônico Nacional (DJEN) e do Domicílio Judicial Eletrônico (DJE), para a prática e a comunicação oficial de atos processuais por meio eletrônico. O documento auxilia operadores do direito, magistrados e servidores, na adoção das novas regras de contagem de prazos, que começam a valer a partir desta sexta-feira, dia 16 de maio.
A determinação é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e atinge todos os tribunais, seguindo o que dispõe a Resolução CNJ nº 569/2024. Na Bahia, está vedada a realização de novos cadastros eletrônicos de pessoas jurídicas nos sistemas judiciais ou no Domicílio Eletrônico Local. A disponibilização das comunicações processuais no Diário da Justiça Eletrônico do TJBA, também, será descontinuada.
No âmbito do TJBA, o DJEN substitui qualquer outro meio de publicação dos atos judiciais, salvo os casos em que a lei exija vista ou intimação pessoal. Já o Domicílio Judicial Eletrônico será utilizado, exclusivamente, para a citação por meio eletrônico e para as comunicações processuais que exijam vista, ciência ou intimação pessoal da parte ou de terceiros, com exceção da citação por edital, a ser realizada via DJEN.
O acompanhamento do Domicílio Judicial Eletrônico deverá ser feito no Portal de Serviços do Poder Judiciário do CNJ, inclusive para fins de cadastramento das partes, disponível no link domicilio-eletronico.pdpj.jus.br. As pessoas jurídicas, já cadastradas compulsoriamente, deverão acessar esse site e fazer login na opção gov.br com seu certificado digital (e- CNPJ).
O Diário da Justiça Eletrônico do TJBA continuará a ser editado, para divulgar atos administrativos com publicação prevista em lei, no regimento interno e nas demais disposições normativas do Judiciário baiano; comunicações processuais eventualmente encaminhadas pelo(a) magistrado(a); editais judiciais, quando determinado pelo(a) magistrado(a), e administrativos; e comunicações processuais que tramitem, eventualmente, em meio físico.
O Grupo de Trabalho Domicílio Eletrônico do TJBA, presidido pelo Desembargador Raimundo Nonato Borges Braga, atua junto à Secretaria Judiciária (Sejud) até a efetiva integração dos sistemas ao Domicílio Judicial Eletrônico nacional.
Capacitação
Para auxiliar magistrados(as) e servidores(as) nessa nova fase, o GT realiza, em parceria com a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), o “Webinário: Novas Regras e Prazos do Domicílio Eletrônico e Diário de Justiça Nacional”, no dia 22 de maio, às 14h, com transmissão pelo canal do PJBA, no YouTube.
O Decreto Judiciário nº 371, publicado em 15 de maio, convoca diretores(as) de Secretaria e diretores(as) de Câmaras a participarem telepresencialmente do webinário, e os(as) demais servidores(as) por videoconferência. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema de Educação Corporativa (SIEC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui