Suar ou soar, eis uma questão!
SUAR é um daqueles verbos que deixam muita gente no sufoco. Na hora de conjugar, a pessoa fica vermelha, começa a transpirar…
Afinal, como se conjuga?
SUAR é um verbo regular. Conjuga-se da mesma forma que aqueles terminados em “-uar”, como “jejuar”, “atenuar”, “atuar”, “pontuar”, “compactuar”, “flutuar” etc.
Eu jejuo, tu jejuas, ele JEJUA.
Eu atenuo, tu atenuas, ele ATENUA.
Portanto, como não podia deixar de ser, o correto é dizer que, no calor, a gente SUA.
Eu suo, tu suas, ele SUA.
Então “a gente soa” não existe? Bem, existir, existe, porém o sentido é bem diferente. Ao dizer “a gente SOA”, estamos dizendo que nós produzimos som, pois SOAR significa exatamente isso: produzir som.
Combinados?
Quem produz suor SUA; o que produz som SOA.
MAISENA ou MAIZENA?
Você já deve ter visto no supermercado, ou até comprado, para fazer seu mingau, seu pudim ou bolo, aquela caixinha amarela de farináceo, com o rótulo escrito MAIZENA, com “z”.
Mas será que o rótulo está correto?
Essa palavra provém do grão com que é fabricado: o milho, também chamado, em algumas regiões do Brasil, de “maís” (com “s” e acento no “i”).
Mas o produto vendido nos supermercados existe há muito tempo, e por isso sua marca usa a ortografia da época em que foi criado. Respeita-se o que está no rótulo, pois se trata de uma marca registrada, mas, para se referir genericamente àquela farinha, deveríamos escrever MAISENA com S.
Como já foi explicado aqui, é prática comum no Brasil o desrespeito às regras ortográficas quando grafamos nomes próprios.
Outro exemplo é a marca da farinha “Granfino”. É importante saber, entretanto, que o adjetivo referente à pessoa muito fina é GRÃ-FINO: “Trata-se de uma pessoa grã-fina”.
‘Coletânea’ ou ‘coletânia’? Veja qual é a grafia correta
Essa é uma dúvida bastante comum. O encarregado de fazer uma capa de CD, por exemplo, com os grandes sucessos de um cantor famoso, de repente se pergunta: “E agora, o que eu escrevo? É COLETÂNEA (com E) ou COLETÂNIA (com I).
Podemos dar duas sugestões: a primeira é substituir a palavra por “antologia”; a segunda seria procurar no dicionário.
E lá só encontramos a palavra COLETÂNEA, com E, significando coleção de várias obras, várias canções, vários poemas, vários álbuns, etc.
Quanto à “coletania”, com “i”, essa nem existe. Portanto não tem o que errar: a palavra é COLETÂNEA, com E.
A dúvida, mais uma vez, se deve a pronúncia da vogal átona “e” como se fosse “i”: páreo, cidade, dente, futebol…
Embora alguns pronunciem forte a vogal “E”, a maioria dos brasileiros pronuncia como se fosse “i”; /pário/, /cidadi/, /denti/, /futibol/…
Na hora de escrever, entretanto, é bom lembrar que devemos usar a letra “e”. Por Sérgio Nogueira