Neoenergia Coelba investe R$ 4,5 milhões para contribuir com a iluminação pública de municípios baianos

6
No extremo sul os municípios contemplados são: Itanhém, Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas e  Prado. Nesse primeiro semestre do ano, a distribuidora substituiu cerca de seis mil lâmpadas convencionais por luminárias LED, que garantem menor custo aos municípios e melhoria da iluminação nas vias
Bahia, 12 de agosto de 2025 – Para contribuir com a economia dos municípios baianos e proporcionar maior sensação de segurança à população, a Neoenergia Coelba modernizou a iluminação pública de 15 municípios baianos no primeiro semestre de 2025. No total, a distribuidora substituiu, cerca de 6 mil luminárias constituídas de lâmpadas convencionais por luminárias LED. As ações fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As lâmpadas com tecnologia LED têm vantagens como menor consumo de energia, redução com custos de manutenção, maior conforto visual e melhor visibilidade em relação às convencionais, feitas de vapor de sódio ou metálico. O modelo de LED é também mais sustentável, por não conter produtos químicos que, se não forem descartadas corretamente, podem prejudicar o meio ambiente. Outro benefício proporcionado por este tipo de luminária é que elas contribuem com a redução da poluição luminosa, uma vez que bem projetadas e instaladas, emitem luz apenas onde é necessário, evitando dispersão para áreas indesejadas.

“A Neoenergia Coelba estima que a economia de energia aos municípios pode chegar até 50% naquele universo de lâmpadas substituídas. O benefício não é apenas na redução da conta de energia, os custos com manutenção também são reduzidos, já que a vida útil das luminárias LED é superior aos sistemas convencionais. Esta é mais uma iniciativa da distribuidora para contribuir diretamente com o desenvolvimento das cidades baianas e à população”, afirma o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia, Daniel Sarmento.

Os municípios contemplados com as ações foram Amélia Rodrigues, Anagé, Angical, Cachoeira, Capela do Alto Alegre, Caravelas, Cotegipe, Curaçá, Itanhém, Mucuri, Nova Viçosa, Planalto, Poções, Prado e Remanso. A ação também teve início nas cidades de Brotas de Macaúbas e Morpará.

Responsabilidade pela iluminação pública

A substituição das lâmpadas por parte da Neoenergia Coelba é uma contribuição realizada pela distribuidora à população. A manutenção e expansão da rede de iluminação pública é de responsabilidade das Prefeituras Municipais. Elas são responsáveis diretamente pela substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o ponto de iluminação. Fonte: Ascom Neonergia Coelba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui