Nem Gusttavo Lima, nem Caiado: ala do União quer apoiar Lula em 2026

15

Enquanto parte do União defende candidatura de Ronaldo Caiado, ou até filiação de Gusttavo Lima, ala do partido quer apoiar Lula em 2026

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Imagem colorida de Lula em primeira reunião após procedimento médico - Metrópoles

Nem com o cantor Gusttavo Lima, nem com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Uma ala do União Brasil defende, nos bastidores da sigla, que o melhor caminho para o partido é apoiar a reeleição de Lula em 2026.

Lideranças da legenda argumentam que o melhor caminho para o União é aprofundar a relação com o governo, especialmente em estados onde Lula tem ampla popularidade, como nas regiões Norte e Nordeste.

Caiado é amigo do cantor Gusttavo Lima, que pode se filiar ao União Brasil
Ronaldo Caiado quer sair candidato à Presidência da República em 2026

Na visão dessas lideranças, o melhor caminho para Caiado, que busca se viabilizar como candidato à Presidência da República no próximo pleito, seria o Senado. Já Gusttavo Lima seria apenas uma “aventura”, sem chance de prosperar.

O União Brasil tem três ministros no governo Lula: Celso Sabino (Turismo), Juscelino Filho (Comunicações) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), indicação do futuro presidente do Senado, Davi Alcolumbre (PA).

Câmara é entrave

O maior obstáculo, hoje, é justamente a Câmara. Parte da bancada da legenda torce o nariz para o apoio a Lula em 2026 e gostaria, inclusive, que o novo líder do partido fosse mais ligado à oposição.

O favorito desse grupo para ser o líder do partido é o deputado Mendonça Filho (União-PE), ex-ministro da Educação no governo Michel Temer. Já a “ala lulista” do União defende a indicação do deputado Pedro Lucas (MA). Por Gustavo Zucchi e Milena Teixeira / Metrópoles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui