Não fale em crise, ame!

387

Então é natal… blábláblá! Este ano o Natal está bem cheio de motivos para chorar. Afinal, como comemorar, celebrar, enquanto tantos morrem em guerras? Familiares das 71 vítimas da tragédia do Chapecoense chorarão nesta ceia… Como ficar feliz? Como não pensar na grande maioria dos lares brasileiros em que não haverá presentes, ceia de Natal, não haverá nada além que a vida (medíocre) pra celebrar e agradecer. A disparidade aumentou nestes dias de governo temeroso. Vide milhares de passageiros de aéreos que voltaram a viajar de ônibus. Pode não parecer muita coisa, mas, é só a ponta do iceberg… Com a aprovação da PEC 55 2017 promete ser inda mais difícil pra quem tem somente seu emprego como fonte de renda e faz milagre com o salário. Mas… tentemos seguir.
Afinal, é Natal… é hora de ver brotar toda aquela falsidade sazonal. Sorrir sem querer para aquele parente chato que sempre te tratou mal, mas, este ano, por falta de dinheiro pra ir para o exterior, veio pra sua casa, que é perto do litoral. Ah! as reuniões familiares, em que as tias cobram de você o namorado ou implicam se, no auge de seus 14 anos, já o tem. Complicado!
Alguém atribuiu a Friedrich Nietzsche a autoria da frase “É difícil viver com as pessoas porque calar é muito difícil”, sendo dele ou não, diz muitas verdades. É difícil ficar calado diante das injustiças, difícil não argumentar frente a situações contrárias à nossa vontade, por isso, é um Natal com pesares. Mas, mantemos o foco, celebremos, e em reuniões familiares, vale lembrar que é sempre bom manter o bom senso e, em caso de assuntos polêmicos, manter o silêncio. Além do mais, costumam ser tão anuais tais encontros que é melhor respirar, inspirar e soltar o ar lentamente, sorrir e pronto. Deixar que o chato da vez não seja você. Guarde boas lembranças dessas festas, não desavenças com parentes.
Ah! é… Natal é época de reconciliação, perdão. Aproveite o momento em que a maioria está com o coração mole e peça aquela ‘desculpa’ que o orgulho segurou o ano todo. Se sentirá melhor que o outro. Tenha certeza! Ao invés de se preocupar em demasia com o presente, se concentre em ser presença no meio de sua família e amigos, afinal, nem tudo é falsidade. Família é família. As tias chatas também, ok?!
Neste final de ano conturbado, o maior presente que o Papai Noel pode te dar é introspecção, e que ela te faça enxergar que é possível ir em busca do perdão todos os dias do ano, que é superlegal presentear alguém (inda que uma singela caneta com um bombom num final de dia cansativo), que o maior mandamento de Jesus foi para que amemos uns aos outros e que isso é tão vivo no Natal, por que não ser uma constante prática em nosso meio?
Para 2017, desejamos isso: um sentimento natalino eterno. Que possamos amar mais, perdoar mais, ser mais felizes. Isso nós faz fortes e, assim, sobrevivemos às crises de toda natureza. O amor nutre a alma, e uma alma ‘gordinha’ é capaz de julgar menos pesados os fardos da vida. Parafraseando Temer, não fale em crise, ame! Boas festas.