Mutirão de cirurgias | Bastidores

367

Mutirão de cirurgias
Teve início no sábado, dia 10 de junho, o primeiro mutirão de cirurgias promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e a S3 Estratégias e Soluções em Saúde que é a empresa que administra o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Nesta etapa que durará 60 dias, estão previstas a realização de 450 cirurgias de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia (retirada do útero) e colecistectomia (vesícula).

Ainda acordado
Ou melhor, enquanto o sono não vem… O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou na quinta-feira (8/6) que o livro Enquanto o sono não vem, distribuído pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, deverá ser recolhido das escolas públicas. No livro, um dos contos aborda o tema incesto, considerado impróprio para crianças de seis a oito anos de idade, segundo o órgão.

Triste sina de Policarpo Quaresma I
A obra foi selecionada, em 2014, pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), depois de avaliada e aprovada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, instituição de notório saber e referência nas áreas de alfabetização e literatura.

Triste sina de Policarpo Quaresma II
Segundo o MEC, professores e pais de alunos em todo o país questionaram o conteúdo, o que levou o órgão a pedir um parecer técnico e jurídico sobre o assunto, feito pela Secretaria de Educação Básica (SEB). No parecer, a SEB entendeu a temática abordada no livro não é adequada para crianças em idade de alfabetização. “As crianças, no ciclo de alfabetização, por serem leitores em formação e com vivências limitadas, ainda não adquiriram autonomia, maturidade e senso crítico para problematizar determinados temas com alta densidade, como é o caso da história em questão”, diz nota da secretaria…

É golpe?!?
“Presa mulher acusada de aplicar golpe do falso emprego em Teixeira de Freitas”. Penso ser hilário tais fatos que ainda acontecem com as pessoas aqui na nossa região e porque não dizer, no País inteiro. A dita cuja que acabou presa, teve a ideia ‘brilhante’ de cobrar por sonhos e estava dando certo até ser denunciada. Fico por entender o comportamento de determinadas pessoas que pensam em irem para países de 1º mundo caírem em golpe tão infantis. É melhor ficar por aqui mesmo…

Caiu como uma bomba
O relatório da SOS Mata Atlântica, que apontou a perda de 7 mil hectares de florestas na região. É fato que o desmatamento ocorre à vista grossa de muita gente, por que não dizer das autoridades responsáveis pela preservação e aí, é preciso que a denúncia apareça em rede nacional para que medidas comecem a serem tomadas, ainda que tardias.

Vale lembrar que
Assim como as estatísticas de criminalidade esse relatório é comparativo entre 2015 e 2016. E o de 2016/2017 sairá quando? Pois penso que nesse mesmo período o desmatamento correu solto, pois não ligavam.

Num recente encontro
O secretário Estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis disse: “Assim que as informações foram divulgadas, tivemos a preocupação de convocar imediatamente a reunião, aglutinando todas essas instituições aqui, porque todos nós temos algum nível de responsabilidade com o problema e reconhecemos sua gravidade e urgência”. E completou: “não podemos deixar de ressaltar que a questão ambiental é de responsabilidade dos três poderes e de toda a sociedade”. Também penso, mas quem deve agir é quem tem poder, ou seja, o Estado.

Cadeia produtiva
Tenho discutido ainda nos bastidores sobre a vasta cadeia produtiva que tem a região de Teixeira de Freitas, que engloba 13 municípios do baixo extremo-sul, e recentemente a nova geração através da parceria com a Secretaria de Agricultura do Município de Teixeira de Freitas/Coopmista e Sindicato Rural estão promovendo o primeiro concurso regional de café Conilon de Qualidade, então por que não amadurecer a ideia para se criar o primeiro núcleo de produção do café?

Final de Coluna
Em mensagem durante as comemorações do Dia da Batalha Naval do Riachuelo, o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacelar Leal Ferreira, disse que “por mais grave” que a crise se apresente, ela “não será mais forte do que nós”. A fala do almirante foi ao lado presidente Michel Temer, que acompanhou as comemorações no Grupamento de Fuzileiros Navais, ao mesmo tempo em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reiniciava a sessão de julgamento da ação contra a chapa Dilma-Temer.