Mucuri – A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu no sábado, 24 de maio, um novo Encontro do Grupo de Estudos e Formação sobre Educação Especial Inclusiva. O evento ocorreu simultaneamente na quadra da Escola Municipal Frei Ronaldo, no distrito de Itabatã, com a presença de aproximadamente 180 professores, e em Mucuri/sede, na Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes com 120 professores e demais profissionais da rede municipal de ensino, incluindo coordenadores pedagógicos e gestores escolares.
O tema do encontro foi “Educação Especial, Inclusão, Planejamento e Parcerias”, e através do Grupo de Estudos e Formação (GEF), envolve todos os profissionais da rede municipal especializados em educação inclusiva, neuropsicopedagogia e áreas afins. Na ocasião, a equipe técnica do SAMU foi convidada para fazer uma demonstração prática de primeiros socorros, preparando os profissionais para agir com segurança diante de acidentes que são tão comuns no espaço escolar. Fazendo cumprir também a Lei 13722, mais conhecida como Lei Lucas, que institui como obrigatória a capacitação em primeiros socorros na escola para professores e funcionários de colégios públicos e privados.
A iniciativa teve como objetivo principal capacitar os educadores para práticas pedagógicas inclusivas, visando garantir o direito à aprendizagem de todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Durante o encontro, foram discutidas estratégias de adaptação curricular, metodologias de ensino diferenciadas e a importância do trabalho colaborativo entre os profissionais da educação.
O secretário municipal de Educação, Dalmo Costa de Souza, destacou a relevância da formação contínua para os educadores. “Acreditamos que a formação continuada é essencial para que nossos profissionais estejam preparados para atender às diversas necessidades dos alunos, promovendo uma educação mais justa e igualitária”, comentou.
A formação sobre educação inclusiva reflete o compromisso da administração do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB) em promover uma educação de qualidade para todos, respeitando as diferenças e valorizando a diversidade no ambiente escolar. O ciclo formativo, que começou em abril com diretores, agora avança para professores e cuidadores, com uma agenda dedicada à educação infantil no próximo sábado (31). Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri