Mucuri – O município de Mucuri realizou, nesta quinta-feira (24), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, reafirmando o compromisso com a defesa de direitos, a proteção social e o fortalecimento das políticas públicas para quem mais precisa.
O encontro, promovido pela Secretaria de Assistência Social teve como tema central “20 anos do Sistema Único de Assistência Social: construção, proteção social e resistência”, e contou com a participação de representantes do governo municipal, trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, usuários da política de assistência, entidades da sociedade civil e lideranças comunitárias.
A mesa de abertura foi composta por autoridades e representantes da rede socioassistencial. Estiveram presentes: a secretária de Assistência Social, Lucivanda Augusto; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Geovane Luciano Silva; representando o Poder Legislativo, o vereador Douglas Souto; o chefe de gabinete Robson Carlos representando o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB); a servidora Márcia Resende como representante dos trabalhadores do SUAS; a diretora do Lar dos Idosos de Mucuri, Diana Belém; representando todos os usuários da Assistência Social, Walace Queiroz e o palestrante do evento, Alessando Barreto do Nascimento.
O objetivo central foi avaliar os avanços e desafios da política de assistência social no município. Também foi realizada a leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal de Assistência Social de Mucuri, seguida da votação das propostas previamente elaboradas, com ampla participação do público presente.
A programação também contou com uma palestra que apresentou dados atualizados da cobertura municipal de proteção, com reflexões e provocações sobre os desafios da assistência social na garantia de direitos e na superação das desigualdades.
A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social discutiu o papel do SUAS como uma política pública de Estado e um importante espaço de participação cidadã. Na ocasião, foram debatidos os seguintes eixos temáticos:
Eixo 1: Universalização do suas – acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
Eixo 2: Aperfeiçoamento contínuo do SUAS – inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
Eixo 3: Integração de benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
Eixo 4: Gestão democrática, informação no suas e a comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
Eixo 5: Sustentabilidade financeira e equidade no Cofinanciamento do SUAS.
Esses eixos são diretrizes do II Plano Decenal e incluem a universalização do acesso aos serviços com equidade e respeito à diversidade, o contínuo aperfeiçoamento da gestão e a valorização dos trabalhadores.
Em sua fala, a secretária municipal de Assistência Social, Lucivanda Rios Augusto externou sua gratidão pelo envolvimento e compromisso de todos. “É com grande alegria que hoje nos reunimos para fortalecer essa estrutura complexa, com tantos serviços e programas, traçar o futuro para proteger vidas e garantir direitos, por isso, a participação de todos é essencial. São diálogos importantes para ouvir e aprender. Essa Conferência marca o início de um novo ciclo da rede de proteção em Mucuri”, pontuou.
Em sua saudação inicial, o chefe de gabinete Robson Carlos parabenizou a organização do evento e destacou a complexidade da logística dos recursos próprios do município para manter as ações da Assistência Social em Mucuri. “Esse trabalho no município é feito com a gestão, através de critérios e responsabilidade. Não é possível praticar Assistência Social sem que haja o devido critério, por isso é tão desafiador, como o amparo às entidades sociais com repasses mensais de recursos próprios para o Lar dos idosos, Associação Golfinho, Apae, Asca e colônia de pescadores”, exemplificou.
Ainda no pronunciamento do chefe de gabinete, enfatizou que “critério não é perseguição, é uma organização maior que visa atender as necessidades da população”, acrescentou.

Além das propostas para execução pelas esferas municipal, estadual e federal, foi realizada, na Conferência, a eleição dos delegados que representarão Mucuri na etapa estadual, prevista para ser realizada entre os dias 11 de agosto a 17 de outubro de 2025. Após a etapa estadual da Conferência, será realizada ainda a etapa nacional em dezembro. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.