Mucuri realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social e celebra os 20 anos do SUAS

14

Mucuri – O município de Mucuri realizou, nesta quinta-feira (24), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, reafirmando o compromisso com a defesa de direitos, a proteção social e o fortalecimento das políticas públicas para quem mais precisa.

O encontro, promovido pela Secretaria de Assistência Social teve como tema central “20 anos do Sistema Único de Assistência Social: construção, proteção social e resistência”, e contou com a participação de representantes do governo municipal, trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, usuários da política de assistência, entidades da sociedade civil e lideranças comunitárias.

A mesa de abertura foi composta por autoridades e representantes da rede socioassistencial. Estiveram presentes: a secretária de Assistência Social, Lucivanda Augusto; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Geovane Luciano Silva; representando o Poder Legislativo, o vereador Douglas Souto; o chefe de gabinete Robson Carlos representando o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB); a servidora Márcia Resende como representante dos trabalhadores do SUAS; a diretora do Lar dos Idosos de Mucuri, Diana Belém; representando todos os usuários da Assistência Social, Walace Queiroz e o palestrante do evento, Alessando Barreto do Nascimento.

O objetivo central foi avaliar os avanços e desafios da política de assistência social no município. Também foi realizada a leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal de Assistência Social de Mucuri, seguida da votação das propostas previamente elaboradas, com ampla participação do público presente.

A programação também contou com uma palestra que apresentou dados atualizados da cobertura municipal de proteção, com reflexões e provocações sobre os desafios da assistência social na garantia de direitos e na superação das desigualdades.

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social discutiu o papel do SUAS como uma política pública de Estado e um importante espaço de participação cidadã. Na ocasião, foram debatidos os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: Universalização do suas – acesso integral com equidade e respeito às diversidades;

Eixo 2: Aperfeiçoamento contínuo do SUAS – inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;

Eixo 3: Integração de benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);

Eixo 4: Gestão democrática, informação no suas e a comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;

Eixo 5: Sustentabilidade financeira e equidade no Cofinanciamento do SUAS.

Esses eixos são diretrizes do II Plano Decenal e incluem a universalização do acesso aos serviços com equidade e respeito à diversidade, o contínuo aperfeiçoamento da gestão e a valorização dos trabalhadores.

Em sua fala, a secretária municipal de Assistência Social, Lucivanda Rios Augusto externou sua gratidão pelo envolvimento e compromisso de todos. “É com grande alegria que hoje nos reunimos para fortalecer essa estrutura complexa, com tantos serviços e programas, traçar o futuro para proteger vidas e garantir direitos, por isso, a participação de todos é essencial. São diálogos importantes para ouvir e aprender. Essa Conferência marca o início de um novo ciclo da rede de proteção em Mucuri”, pontuou.

Em sua saudação inicial, o chefe de gabinete Robson Carlos parabenizou a organização do evento e destacou a complexidade da logística dos recursos próprios do município para manter as ações da Assistência Social em Mucuri. “Esse trabalho no município é feito com a gestão, através de critérios e responsabilidade. Não é possível praticar Assistência Social sem que haja o devido critério, por isso é tão desafiador, como o amparo às entidades sociais com repasses mensais de recursos próprios para o Lar dos idosos, Associação Golfinho, Apae, Asca e colônia de pescadores”, exemplificou.

Ainda no pronunciamento do chefe de gabinete, enfatizou que “critério não é perseguição, é uma organização maior que visa atender as necessidades da população”, acrescentou.

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Geovane Silva ao lado das novas delegadas eleitas para representar Mucuri na próxima Conferência Estadual

Além das propostas para execução pelas esferas municipal, estadual e federal, foi realizada, na Conferência, a eleição dos delegados que representarão Mucuri na etapa estadual, prevista para ser realizada entre os dias 11 de agosto a 17 de outubro de 2025. Após a etapa estadual da Conferência, será realizada ainda a etapa nacional em dezembro. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui