Mucuri – Atendendo à determinação do Ministério da Educação do Brasil, o município de Mucuri iniciou a avaliação final do seu Plano Municipal de Educação (PME). O processo está sendo conduzido por uma equipe técnica de monitoramento e avaliação, denominada ETMA – Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SEME).
Conforme o secretário de Educação, professor Dalmo Costa, com o objetivo de garantir um processo democrático e participativo, a SEME – Secretaria Municipal de Educação de Mucuri convidou diversos organismos representativos da sociedade para compor a ETMA. Entre os membros estão representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, conselhos municipais e entidades sindicais.
Integram a equipe os professores Dalmo Costa de Souza e Clarissa Magalhães Costa pelo Executivo; os vereadores Pâmela Seixas e Ademilson Ferreira Neves “Dema” pela Comissão de Educação da Câmara Municipal; Maria Marlene Chagas e José Hilton Tarlher do Rosário pelo Conselho Municipal de Educação (CME); Vagner Yaly Belém dos Santos pelo Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS); Terezinha Novais pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE); Marli Ferreira Pêgo pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Regina Villa Nova Esteves e Évila Santos Virgulino pelo Conselho Tutelar (CT); Itamara Oliveira Pinto e Rielma Jesus Teixeira pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Mucuri (SINDSERVIM); Kátia Fabrícia Bremer, Hernânia Pereira Martins e Isabela Souza Pereira pelo Sistema Municipal de Educação (SME); e o professor Antônio Batista Azeitona e a professora Rozeni Lourdes, coordenadores municipais do PME – Plano Municipal de Educação junto ao MEC.
De acordo com a professora Clarissa Magalhães, consultora pedagógica do Núcleo Pedagógico de Educação (NUPED) da SEME – Secretaria Municipal de Educação, a primeira reunião da ETMA teve como objetivo principal a elaboração do plano de trabalho e do cronograma de avaliação do PME. O processo deve ser concluído até 30 de junho, data prevista para a apresentação do relatório final à população em audiência pública, embora, a data para apresentação do relatório final dos trabalhos, já está marcado para o dia 26 de junho, em audiência pública na Câmara Municipal de Mucuri.
Ainda segundo a professora Clarissa Magalhães, para a avaliação do PME – Plano Municipal de Educação, os representantes das entidades envolvidas estão realizando coletas de dados que permitirão verificar os avanços alcançados pelo município nos últimos dez anos, com base nas metas estabelecidas no plano anterior. Cada entidade é responsável por levantar informações específicas, que serão apresentadas na próxima reunião da ETMA, prevista para o final de abril. Nesta etapa, os dados serão analisados e consolidados no relatório final de avaliação do PME.A partir dos resultados dessa avaliação, a Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação dará início à organização das comissões que elaborarão o novo Plano Municipal de Educação de Mucuri. O novo PME – Plano Municipal de Educação será formulado em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Educação, cuja aprovação está prevista para o Congresso Nacional até o final do segundo semestre de 2025. O PME é um documento que orienta a elaboração e execução de políticas públicas educacionais do município. Ele deve traduzir as necessidades e capacidades educacionais do município para oferecer educação básica e ensino superior. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.