Mucuri – O município de Mucuri, comemora neste 10 de outubro de 2025 seus 256 anos de emancipação político-administrativa, celebrando uma trajetória marcada por lutas, fé, trabalho e progresso. A história de Mucuri remonta a 1720, quando imigrantes alemães e suíços chegaram à então Aldeia Mucuri para explorar o cultivo do café nas margens do rio que dá nome à cidade. Décadas depois, em 10 de outubro de 1769, por força da Carta Régia de 3 de março de 1755, o território foi oficialmente desmembrado e elevado à categoria de município, tornando-se um dos mais antigos da Bahia.Durante o período da Era Vargas (1930–1945), quando o país passou por profundas transformações políticas e administrativas, Mucuri manteve sua autonomia municipal e foi definitivamente reconhecida como cidade emancipada em 3 de março de 1931, quando seus intendentes passaram a ser substituídos por prefeitos eleitos pelo voto popular. Esse marco consolidou a identidade política e administrativa de Mucuri, que desde então constrói sua história com base na força e no trabalho de seu povo.
Ao festejar os 256 anos de emancipação, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) — que governa o município pela quarta vez – destacou a importância da data e prestou uma homenagem importante à população mucuriense, exaltando o espírito trabalhador e solidário que move a cidade. Para o prefeito Robertinho, as celebrações deste marco histórico reforçam o sentimento de pertencimento e a esperança em um futuro cada vez mais promissor, onde a tradição e o desenvolvimento caminham lado a lado na construção de uma Mucuri mais justa, humana e próspera.
Mensagem do Prefeito:
“Almejo que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma Mucuri melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as nossas crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que vivemos atualmente. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro, para que as vitórias da comunidade sejam sempre crescentes. Somos nós que fazemos o amanhã, e a nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Mucuri mais justa e cidadã”, declarou o prefeito.
Com orgulho, Robertinho reafirmou o amor que sente por sua terra natal, destacando que governar Mucuri é um ato de compromisso e gratidão: “Desejo um feliz aniversário à nossa querida Mucuri! Manifesto, em primeiro lugar, o meu orgulho de ser cidadão mucuriense, sentimento que por nada trocaria. Contribuo com o meu trabalho pela quarta vez como gerente desta cidade para fazer dela um lugar ainda melhor para se viver e ser feliz. Mucuri é uma terra abençoada, de belezas naturais, histórias incomparáveis e gente acolhedora, amiga e de bem. Sei que não sou o único a me orgulhar de Mucuri – por isso, divido essa alegria com todos os que amam e defendem esta terra. Parabéns, Mucuri, pelos seus 256 anos de história, força e progresso!”. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri