Motoristas destroem “Base de Placa” no Trevo da BA 290 em protesto contra o Governador

453

Teixeira de Freitas – Motoristas que trafegam na BA 290, que liga Teixeira de Freitas aos municípios de Medeiros Neto, Vereda, Itanhém, Lajedão e Ibirapuã, em um momento de revolta, destruíram o “Pilar de Apoio”, onde seria instalada a placa de descerramento da entrega da obra que liga a estrada da cidade de Medeiros Neto com a cidade de Ibirapuã, onde foi realizada a recuperação e o recapeamento de 37 km de asfalto neste trecho.
A “Base de Pilar” para a placa de entrega da obra foi instalada no contorno [trevo] que dá acesso aos municípios de Ibirapuã e Lajedão. A nossa reportagem passa diariamente de segunda a sexta-feira nesse mesmo trecho, e percebeu que a base de pilar havia sido destruída e ao perceber tal fato, parou e registrou a situação. Quando estávamos parados fazendo o registro, alguns motoristas pararam e comentaram a indignação sobre a situação em que se encontra a estrada que eles têm que enfrentar todos os dias.
E, de forma revoltada, perante a situação, alguns deles fizeram o comentário que o Governador Rui Costa teria feito o reparo que liga o trevo até a cidade de Ibirapuã por conta do Laticínio, e disseram: “Essa estrada foi feita o recapeamento para as empresas e não para o povo, isso é um absurdo, será que, quantos pais de família terão que morrer nesta estrada aqui para ele poder fazer a mesma coisa”. “Não queremos desmerecer os moradores de Ibirapuã, que também precisam de uma boa estrada, mas, este trecho, que tem um tráfego muito maior, está nessa situação caótica”, enfatizaram.
Nossa equipe, ao se deslocar também na manhã de quarta-feira (2/8), na saída de Teixeira de Freitas para Medeiros Neto, foi surpreendida com uma equipe realizando tapa-buracos, próximo ao condomínio Terras da Bahia e ao observamos o material que estava sendo utilizado, indagamos os trabalhadores, que responderam que era solo-brita, porém, observou-se que no material parece haver uma possível mistura, de qualidade inferior, e não apenas o que foi dito pelos operários. Segundo informações extraoficiais, esse trabalho só está sendo feito por conta da aproximação da data em que o Governador Rui Costa vai vir inaugurar o trecho de Ibirapuã que foi recuperado.
Mas, segundo alguns condutores que encontramos no mesmo trevo, uma grande paralisação está sendo preparada na rodovia para receber o Governador. “Iremos perguntar a ele se o povo não merece atenção do seu governo”, desabafou um motorista. “Será que só as empresas privadas que são vistas por ele. E os trabalhadores, que são maioria, irão ficar à mercê, sofrendo neste trecho?”, questionou outro motorista que trafegava na rodovia.  Por: Cloves Neto/Liberdadenews.