Mucuri – O futebol amador do município de Mucuri perdeu neste último domingo (21/03), um grande entusiasta do esporte. Faleceu por decorrência de um AVC, o senhor Adalberto de Jesus Cerqueira, 82 anos.
Senhor Adalberto era reconhecido no meio esportista por seu trabalho à frente de equipes do futebol amador em Mucuri. O Sepultamento aconteceu no distrito de Itabatã.Adalberto nasceu em 23 de janeiro de 1939, na Zona Rural do município de Irará, na Microrregião de Feira de Santana. Ele deixa a viúva dona Jacira Cerqueira, com quem teve uma filha e mais sete filhos vindos de outro relacionamento.
No ano de 1966, o então Policial Militar da Bahia, Adalberto Cerqueira, foi um dos destacados como reforço juntamente com outros Policiais Militares, para a cidade de Mucuri. Na época o comando da Polícia Militar da Bahia, identificou tensões durante a campanha eleitoral em Mucuri, e que poderiam gerar conflitos mais graves. “Veio para ficar três dias em Mucuri. Ficou 55 anos”. Ressaltou o seu filho, Carlinhos Toyota.
Já no ano de 1966, senhor Adalberto, juntamente com o Wilson Costa de Oliveira, o Nego de Vitor, fundaram a poderosa equipe do São José. “Foi uma das melhores equipes do Futebol Amador de Mucuri e região. Ficou invicta 46 partidas”. Exalta Valdecir Barreto, o Badeco.
Ex-jogador de futebol em Mucuri e região, Bitata conta: “Adalberto era torcedor fanático do Bahia. Amante incondicional do Futebol Amador, dirigente, técnico, treinador de goleiros e era disciplinador daqueles bem exigente. Com ele tinha que andar na linha”. Finalizou Bitata.
Também morador de Mucuri, Marcio de Katia, fez um testemunho sobre o senhor Adalberto.” Ele sempre defendia as coisas certas, combatia 24 horas todas as questões relacionadas as drogas. Foi um verdadeiro guerreiro em favor do esporte, um pai para centenas de jovens, muitas vezes tirou do seu próprio bolso para ajudar. Indiscutivelmente em exemplo para nós mucurienses”. Disse Márcio.
A parte salutar, e até mesmo confortante para toda a comunidade esportiva mucuriense, é que o esporte era uma das partes importantes da vida do senhor Adalberto Cerqueira, e o seu trabalho social esportivo, e também religioso, “pois ele era um homem de DEUS”, ficará perpetuado na memória de toda sociedade do município de Mucuri.
Obrigado SENHOR ADALBERTO. Segue em Paz. 1939/2021. Por: Cleuber Rios MTB 4805-BA