Marinha do Brasil capacita novos profissionais de Nova Viçosa e Mucuri

8

A Marinha do Brasil está promovendo em Nova Viçosa, o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) destinado a qualificar profissionais dos municípios de Nova Viçosa e Mucuri. A iniciativa, que começou na última terça-feira (25) e será concluída nesta quinta-feira (27), tem como objetivo ampliar a segurança da navegação, reduzir riscos de acidentes e fortalecer a cultura de prevenção no ambiente marítimo. As aulas estão sendo realizadas na Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z-29 na cidade de Nova Viçosa, reunindo trabalhadores do setor náutico que buscam atualização e certificação para atuar dentro das normas vigentes.

Segundo o capitão de corveta Gabriel Braga Onofre, comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro, o curso também tem servido como ponto de apoio para orientar embarcadores e proprietários de embarcações sobre procedimentos de regularização. Nesta quinta-feira (27), a Marinha está oferecendo atendimento específico para pescadores e usuários particulares que ainda se encontram com documentação pendente, reforçando a importância de manter as embarcações registradas e adequadas às normas de segurança.

O capitão Onofre destaca que a regularização não é apenas uma exigência legal, mas uma medida essencial para preservar vidas no mar, especialmente em períodos de maior movimentação nas regiões costeiras. A atuação integrada entre a Marinha e os pescadores locais busca fortalecer a responsabilidade compartilhada na prevenção de incidentes e na promoção de um tráfego aquaviário mais seguro para todos.

Além das ações em Nova Viçosa, a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro se prepara para lançar, no dia 12 de dezembro, a 30ª edição da Campanha Legal no Mar e a Operação Navegue Seguro 2025/2026. A cerimônia acontecerá às 19h, no auditório do Eco Bahia Hotel, na Rua Doutor Antônio Ricaldi nº 177, no Centro Histórico de Porto Seguro, e marcará o início de um novo ciclo de conscientização, fiscalização e orientação aos navegantes de toda a região da Costa do Descobrimento. A expectativa é de que as ações reforcem ainda mais a segurança marítima durante o próximo ano. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.