Major Gilson é novo comandante em Itamaraju

Medeiros Neto – Após quase 3 anos no comando da 44.ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM),em Medeiros Neto, o major Gilson Paixão Silva Santos passou o comando da unidade ao major Osíris Moreira Cardoso, em solenidade acontecida na manhã de quinta-feira (29/12). Ele foi designado para assumir a 43.ª CIPM, em Itamaraju.
A solenidade foi marcada pela emoção dos oficiais sucedido e sucessor. Em discurso, major Paixão afirmou: “Sou, hoje, um misto de alegria e tristeza pela nomeação para comandar a 43.ª Companhia Independente de Polícia Militar de Itamaraju e por ter que deixar os oficiais e praças que atualmente compõem a 44.ª Companhia Independente de Medeiros Neto”. A solenidade de posse, em Itamaraju, foi marcada também para a quinta-feira, às 16 horas.
Quanto ao tempo em que comandou a 44.ª CIPM, major Paixão discursou: “Temos agora a sensação gratificante do dever cumprido e a honradez de não ter-nos curvado, em nenhum momento, diante das pressões de falsos líderes que se intitulam defensores da sociedade e que, na verdade, são patrocinadores da criminalidade e destruidores do futuro do nosso país: a nossa juventude”.
O major citou alguns dos progressos obtidos enquanto à frente da CIPM, com, além do desenvolvimento de ações repressivas à violência e tráfico de drogas, o desenvolvimento de projetos sociais voltados para a camada desprivilegiada da sociedade, como a revitalização do Centro Digital da Cidadania, facilitando o acesso da população carente à rede mundial de computadores; a realização de palestras de conscientização contra o uso de drogas nas escolas das cidades que compõem a unidade; e a criação da Guarda Mirim, onde foram ensinadas às crianças atividades como ordem unidade, música, prática esportiva, artes e relações interpessoais.
“O maior de nossos projetos, o Companhia Amiga Escola Protegida, desenvolvido junto às escolas da rede pública e particular de ensino da cidade de Medeiros Neto, é motivo de orgulho para cada um de nós policiais. Esse projeto foi alvo de elogio de toda a comunidade medeirosnetense e da imprensa do nosso Estado e alcançou o terceiro lugar no Prêmio Boas Práticas do Governo da Bahia”, destacou ainda.
O ex-subcomandante do 13.º Batalhão de Polícia Militar, em Teixeira de Freitas, major Osíris, na época capitão, foi o primeiro comandante da 44.ª CIPM, unidade que foi criada por decreto em 9/7/1998, e, um pouco nostálgico, descreveu sua estadia, por 8 anos, no comando da unidade a que agora retorna como “o ápice da minha atividade profissional”.
“Essa é uma nova missão, que eu assumo com todo o prazer”, disse o novo comandante da 44.ª, complementando “A missão é muito mais difícil agora, porque o comando do major Gilson foi extremamente exitoso, e eu tenho que, no mínimo, continuar essa tarefa que ele aqui deixou”. O major informou que, na próxima semana, se reunirá com o oficialato da CIPM. para estabelecer as metas em 2012, e garantiu que boa parte das ações do major Gilson serão continuadas.
O novo comandante da 43.ª, em Itamaraju, afirmou: “Durante nosso comando procuramos a todo instante manter a tropa motivada e sempre acreditamos na capacidade de nossos policiais em lidar com as mais diversas situações do árduo labor militar. É bom que se registre que em todas as atuações a 44.ª CIPM foi alvo de elogios de oficiais e praças de outras unidades e também dos comandantes regionais. E, assim, nós continuaremos trabalhando sempre pela causa da sociedade, cobrando daqueles que promovem o mal e alertando sempre a tropa que paute suas ações sobre o trilho da legalidade.”

A cerimônia, que contou com participação da banda marcial do 2.º Batalhão de Ilhéus, foi presidida pelo coronel Antônio José Barbosa Reis, comandante do Comando de Policiamento Regional Sul de Itabuna. “A troca de comando são ações normais da Polícia Militar, e que aqui nós fazemos com muita tranquilidade, pois sabemos do profissionalismo e capacidade desses dois comandantes” – disse o coronel, o qual informou ainda que, reconhecendo o déficit de efetivo da região, uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos comandantes, as turmas de soldados formadas em Teixeira de Freitas e Medeiros Neto serão alocados na própria região.
A passagem de comando foi prestigiada com a presença do juiz da vara criminal da comarca de Teixeira de Freitas, Argenildo Fernandes, de delegados da Polícia Civil, prefeitos, vereadores, religiosos e de representantes de várias entidades da região. Por Raíssa Félix.