Major França assume comando da Caema com grande apoio regional

690
O comandante da Caema, Anacleto França, faz parte do grupo de oficiais da Polícia Militar da Bahia há 23 anos.
O comandante da Caema, Anacleto França, faz parte do grupo de oficiais da Polícia Militar da Bahia há 23 anos.

Posto da Mata / Nova Viçosa – Foi realizado na segunda-feira (22/7) o cerimonial para troca de comando da CAEMA (que tem como nome a razão social Companhia Independente de Policiamento Especializado / Cipe Mata Atlântica) no distrito de Posto da Mata, passando do tenente-coronel Ubiraci Barbosa da Silva para o major Anacleto França Silva.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas: deputados como Temóteo Alves de Brito, Ronaldo Carletto (estadual) e João Leão (federal), dentre outros, além de 19 dos 21 prefeitos que compõem a região do Extremo Sul, vereadores, representantes de associações e entidades de classe e dezenas de amigos e familiares.

Dentre as personalidades presentes na cerimônia de passagem de comando estava o diretor da Academia de Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Bispo, que veio representando o comandante-geral, coronel Alfredo Castro.

O major França assumiu o comando no lugar do tenente-coronel Ubiraci.
O major França assumiu o comando no lugar do tenente-coronel Ubiraci.

O coronel Anselmo Bispo destacou a garra e o destemor com o que os integrantes das unidades especializadas servem à corporação e disse que esses homens são exemplos para o Estado da Bahia. “O major França é um exemplo de abnegação e amor corporativo. Parabéns e vida longa no comando da Caema”, enalteceu. No final do evento, a guarda de honra desfilou em continência ao novo comandante da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica de Posto da Mata.

O agora comandante França faz parte do grupo de oficiais da Polícia Militar da Bahia há 23 anos, tem um currículo invejável, com uma série de conquistas, tanto em Teixeira de Freitas, como em toda a região do Extremo sul por onde atuou. Em entrevista, ele parabeniza o trabalho que o grupo da Caema já vinha fazendo, e coloca seus planos como comandante, dentre eles, aumentar a sensação de segurança em toda a região.

O major França estava, atualmente, no comando da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar de Eunápolis, mas, já ocupou as funções de comandante da Companhia de Emprego Tático / Ceto, chefe do Núcleo de Inteligência do 13º Batalhão da Polícia Militar em Teixeira de Freitas, onde também foi subcomandante e coordenador de Planejamento Operacional, tendo anteriormente sido chefe do Núcleo de Inteligência da Caema da qual agora é comandante.

O deputado Temóteo Brito esteve no evento e falou sobre essa mudança de comando. Para ele, “o poder não é patrimônio de ninguém. O poder passa, mas, o trabalho fica, os amigos ficam”. Ele diz ainda que tanto Ubiraci quanto França farão excelentes trabalhos para o que foram designados, nessa área tão importante que é o Extremo Sul, como porta de entrada para o turismo no Norte e Nordeste. Ele parabeniza e reconhece o trabalho que França e equipe fizeram em Eunápolis, diminuindo consideravelmente a criminalidade na cidade.

O tenente-coronel Ubiraci diz que chegou a região como major, sendo promovido pelo reconhecimento do trabalho realizado. Ele fala do colega, major França, que considera como excelente profissional, com um currículo exemplar, cheio de conquistas e vitórias durante toda a carreira. O tenente-coronel Ubiraci irá comandar a Companhia Rodoviária, cobrindo toda a área do Extremo Sul até Jequié e de lá até Itapetinga, sendo que ele ficará lotado na sede em Itabuna. Por Petrina Nunes/ Jornal Alerta.