Há cerca de três ou quatro anos o Governo Brasileiro comemorou a privatização de vários órgãos estatais e entre eles a BR 101 (trecho que corta o Estado do Espírito Santo) e o aeroporto do Rio de Janeiro. Passado todo esse tempo a Eco101, empresa do Grupo EcoRodovias, que administra o trecho de 475,9 quilômetros da BR-101 no estado do Espírito Santo, simplesmente diz que não vai mais duplicar e os administradores do aeroporto dizem vão devolvê-lo ao Governo Federal.
Ora bolas!
Isso acima é apenas algumas das vicissitudes do que pode vir por aí, agora só resta saber se a EcoRodovias e a administradora do aeroporto do Rio de Janeiro irão devolver os milhões arrecadados até agora, ou mais uma vez a conta será paga por nós?, isto é de novo! Tá de brincadeira conosco.
PEN tem novo presidente
Foi realizada na noite de sexta-feira (28), no Shopping Center Sul, em Teixeira de Freitas, a posse do novo Diretório Municipal do Partido Ecológico Nacional (PEN) para o triênio 2017/2018/2019. Na oportunidade, foi empossado Welbson Teixeira que vem com a proposta de o partido lançar candidatos nas próximas eleições. Embora tenha menos de seis anos de existência em Teixeira de Freitas o PEN conta um grande número de filiados. Para o presidente do diretório municipal, a ideia do partido é partir “pra” cima, a fim de alcançar boa representatividade nas eleições de 2018.
Meus parabéns
Aos organizadores da 1ª Feira de Artes “A Cor da Cultura”, que ocorreu na praça em frente à prefeitura de Medeiros Neto, no último final de semana (28 a 30/7). A exposição reuniu as mais diversas expressões artísticas como: literatura, artesanato, arte culinária, artes plásticas, dança, artes cênicas, capoeira e, claro, boa música com shows de artistas locais, além de congregar a diversidade e pluralidade dos talentos locais, com espaço para a comercialização dos mais diversos produtos. O evento gratuito, que faz parte das comemorações do 59º Aniversário do Munícipio, também serviu para valorizar os artistas medeirosnetense, com toda sua produção artística.
De volta ao assunto
Além dos bate-papos, até então informais, a Coluna tem sido objeto de provocação para que nossos líderes assumam seu papel de representantes que são, e comecem a movimentar a economia com o que temos de mais valioso que é a cultura do povo do extremo sul, quer seja, nativos, ou filhos dos que aqui chegaram e deram os primeiros passos para o seu desenvolvimento.
Agora é a hora
De tirar “proveito” dos filhos dos desbravadores que aqui nasceram – foram pra fora – estudaram e voltaram capacitados para fazer (se quiserem) da região, destaque, no cenário nacional, estadual e regional, explorando e produzindo de forma sustentável o turismo, a pesca, o agronegócio, a saúde (uma vez que temos os maiores investimentos privados do Estado da Bahia nesse setor), na educação com o aumento de vagas nos cursos superiores, enfim, é hora de parirem o conhecimento.
Outra ideia e que tenhamos
A criação de uma Central de Abastecimento / CEASA, aqui em Teixeira de Freitas que abrangerá todos os 21 Munícipios e pode vir a gerar entre 10 a 25 mil empregos de forma direta e indireta, pois a gama de produção agrícola na região já suporta muito bem esse nicho de mercado, uma vez que, o que estamos produzindo aqui no Extremo Sul é levado para Vitória, Belo Horizonte e São Paulo e volta muito mais caro para o consumo da região, que beira a 1 milhão de pessoas.
Representatividade política
Outra área importante, e que nesses 30 anos de existência do Jornal Alerta só vi desunião é com relação a nossa representatividade política, pois passamos da casa dos 350 mil eleitores e o máximo que conseguimos foi eleger três deputados federal e dois estaduais que não se alinham, quando temos potencial de elegermos cinco ou seis estaduais e quatro federal que se alinhem para o desenvolvimento do extremo sul. Até aqui só desunião…
Final de Coluna
30 anos do Jornal Alerta! Parece que foi ontem quando tudo começou. Julho de 1987, quantos caminhos percorridos de cidade em cidade, de eventos em eventos, assistindo e acompanhando de perto o desenvolvimento da Região do Baixo Extremo Sul. Mil agradecimentos a você que no dia a dia nos acompanhou, acompanha e, acima de tudo, acreditou e acredita que podemos continuar…