Mais de 300 estudantes participam de aulas com músicos do Paraguai e da Filarmônica de MG

435

No II Encontro de Cordas do ICED em Teixeira de Freitas

Ensaio misto, sob a regência de Moisés Pena, da Filarmônica de Minas Gerais.
Ensaio misto, sob a regência de Moisés Pena, da Filarmônica de Minas Gerais.

Os estudantes dos projetos Orquestrando Futuros/Teixeira de Freitas, dona Flora/Alcobaça, Orquestra de Trancoso e do Núcleo de Projetos Orquestrais da Bahia (Neojiba) estão tendo uma oportunidade única no II Encontro de Cordas realizado pelo Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED). A presença de professores do Neojiba/Salvador, Filarmônica de Minas Gerais, da Universidade Federal de Minas Gerais, do Conservatório Nacional de Assunção/Paraguai e da Universidade de Pilar/Paraguai, está enriquecendo a troca de saberes proporcionadas pelo Encontro, considerado uma “oportunidade única”.

À direita: Eber Soares, violoncelista do Paraguai, acompanhado por estudantes dos projetos.
À direita: Eber Soares, violoncelista do Paraguai, acompanhado por estudantes dos projetos.

Mais de 300 crianças, jovens e adolescentes, de todas as idades estão participando das atividades pedagógicas e artísticas, além dos concertos promovidos pelo Encontro – uma oportunidade para a formação técnico-musical e cidadã de cada um dos estudantes. Jemima Kézia Calixto, 17 anos, do projeto Dona Flora/Alcobaça, avalia que o II Encontro está sendo importante “pela troca de saberes e por oportunizar experiências únicas, já que seria muito improvável, se não fosse o Encontro, ter contato com músicos renomados, tanto do Brasil quanto do exterior”.
O objetivo do II Encontro de Cordas foi, justamente, criar oportunidades e explorar conteúdos e informações para formação e atuação docente, instrumentista e camerista, procurando melhorar a educação técnico-musical e vivências em grupos de câmara e orquestra. Os projetos participantes possuem pontos em comum no que tange à utilização da música como instrumento para a transformação social. Grande parte dos estudantes é moradora de regiões periféricas, historicamente margeadas à formação cultural erudita, mas que estão sendo tocadas pela harmonia musical que transborda para a vida.

À esquerda: Washington Couto, do Orquestrando Futuros, e o músico João Carlos Ferreira, da Filarmônica de Minas Gerais.
À esquerda: Washington Couto, do Orquestrando Futuros, e o músico João Carlos Ferreira, da Filarmônica de Minas Gerais.

Em meio aos ensaios e aulas, a interação entre dois estudantes do Orquestrando Futuros se destacava. Karoline Stephanie Lima, 14 anos, passava o som com Jony Nascimento, 12 anos, emprestou-lhe seu arco e repetia os movimentos para orientá-lo. Ainda que sem saber, ela exercitava a cultura da solidariedade que já é, para os participantes dos projetos, um processo natural. Referindo-se à turma do colega, Karoline explicou que “eles estão avançando muito rápido, porque nós já podemos ajudar, ensinar algumas coisas que eles ainda não viram”, e Jony, por sua vez, garantiu que tem aprendido muito. Sobre sua experiência no Encontro, Karoline destacou: “está sendo maravilhoso, porque cada um tem uma forma de ensinar, se você tem aula com várias pessoas diferentes você consegue aprender muito mais”.

Componentes do projeto Dona Flora, de Alcobaça.
Componentes do projeto Dona Flora, de Alcobaça.

As aulas estão acontecendo no complexo educacional da Igreja Batista Memorial, que apoia o evento, ministradas por professores como Giammaria Palacio, Eber Soares, Vanessa Chavez, do Paraguai, Moises Pena e João Carlos Ferreira, da Filarmônica de Minas Gerais, Filipe Vital, Alan Resedá e Gileard Teixeira do Neojibá. Para José Antônio Fonseca, um dos fundadores do projeto Dona Flora em Alcobaça/BA, “esse Encontro está proporcionando a troca de experiências e mostrando a eles [os alunos] que o mundo musical é muito maior do que eles imaginam, cada um deles está vivendo na pele o que é uma orquestra, são novas ideias e novos sonhos”.

Karoline Stephanie, 14 anos, auxiliando Jony Nascimento, 12 anos.
Karoline Stephanie, 14 anos, auxiliando Jony Nascimento, 12 anos.

O II Encontro de Cordas do ICED tem o apoio do governo municipal, Igreja Batista Memorial e Neojiba, e foi iniciado na quarta-feira (8/10) e vai até o sábado (11/10) com a sistemática de aulas durante o dia e concertos durante a noite. Na sexta-feira (9/10), o concerto acontecerá no auditório do Cetepes (antigo Colem) às 19h30, e no sábado (11/10) na Igreja Batista Memorial, às 19h30, momento em que também será comemorado o primeiro aniversário da Orquestra e Coral 9 de Maio.