Mais de 300 alunos são prejudicados por falta de vagas no Cetepes

687

O Jornal Alerta recebeu nesta quinta-feira (19) denúncia acerca da ausência da abertura de vagas para série equivalente ao 1.º ano do Ensino Médio no Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (Cetepes), antigo Colem, o que prejudicará cerca de 300 alunos.

Mais de 300 alunos são prejudicados - Frente do Cetepes.

Conforme nos informou o denunciante, isto ocorre porque, devido ao regime diferenciado da instituição, que possui ensino técnico, prolonga-se o ensino médio até o 4.º ano, gerando a demanda da construção de mais salas para comportar as turmas extras que se formariam.

“Toda escola tem um ciclo natural, que é: sai a turma de 3.º ano, e entra a turma de 1.º. Mas isto não acontece no Cetepes, porque não houve desocupação de salas, já que o ensino aqui vai até o 4.º ano, e não mais até o 3.º, impedindo que de8 a10 turmas de 1.º existissem em 2012, e apenas permanecessem os mesmos alunos”, explicou o professor.

A resolução para a problemática apresentada se daria com a construção, aluguel ou anexação de salas ao prédio da escola, solicitação esta que, segundo o denunciante, foi feita em tempo hábil, porém, não atendida.

Ele afirma que o início do longo processo para construção – solicitação, planejamento, licitação – fora no primeiro semestre de 2011, sendo informada a previsão da situação à 9.ª Diretoria Regional de Educação (Direc-9), que, por sua vez, teria encaminhado a necessidade à Secretaria Estadual de Educação – mas qualquer um dos esforços não foi suficiente para atendimento à questão.

A responsável pela Direc-9, Maria Dias Assunção, informou que, já ciente da situação, não tem “medido esforços para a resolução do problema”, que ainda não foi resolvido devido à dificuldade em se encontrar prédios para alocação das turmas, ou mesmo para locação. “Nós já recorremos ao diretor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), ao secretário municipal, e até às instituições particulares, para tentar ver a disponibilidade de salas, mas isso tem sido complicado”, afirmou a diretora.

Maria Dias informou que a Secretaria Estadual de Educação se mostrou solidária com a situação, dependendo apenas da própria Direc-09 – de que ela envie a documentação com as salas a serem alugadas para liberação das matrículas para 1.° ano. “Nossa dificuldade se encontra agora na especulação, os preços estão muito altos, e não estamos encontrando local adequado à locação, mas pretendemos resolver essa situação pelo menos até a próxima semana, e que antes do início das aulas o problema já tenha se resolvido”, informou.

“A situação é complicada porque o Cetepes não atende apenas a alguns bairros, mas à cidade inteira, por possuir ensino médio profissionalizante. É uma vergonha que, desde o ano passado, a situação ainda não tenha sido resolvida.”, enfatizou o denunciante. Por Raíssa Félix