Alcobaça – As consultas oftalmológicas e a distribuição de colírios fazem parte da oferta de serviços oferecidos aos mais de 200 pacientes atendidos na rede pública de saúde do município de Alcobaça, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação foi realizada nesta quarta-feira (27) em Alcobaça, na ESF 01 (Estratégia de Saúde da Família), promovendo maior mobilização da população, afim de reduzir a fila de espera e contribuir com diagnósticos precoces.
Após passar por triagem, os pacientes foram encaminhados para a avaliação com aferição da pressão ocular e profundidade do olho, dentre outros procedimentos. Os casos diagnosticados da doença receberam prescrição médica com distribuição gratuita de medicamentos para o tratamento adequado da doença durante 90 dias. Após esse perído, os pacientes precisam retornar para nova consulta de acompanhamento.
De acordo com o Secretário de Saúde de Alcobaça, Alexandre Talher, “o mutirão é uma estratégia para oferecer exames e medicamentos oftalmológicos, de forma gratuita para garantir maior qualidade de vida à população que sofre com problema nos olhos”, argumentou.
A DOENÇA: O glaucoma é uma doença crônica que provoca lesões no nervo óptico, podendo ocasionar na perda da visão. Apesar de não tendo cura, as consultas periódicas ajudam à manter maior qualidade de vida doa pacientes diagnosticados com a doença. Fonte: Ascom da Prefeitura de Alcobaça